A atuação de um ciclone em alto-mar, distante da costa, mantém a condição de temporais em Santa Catarina, especialmente na metade leste do estado.
As instabilidades são previstas até este domingo (1º de fevereiro) e podem ser acompanhadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A circulação do ciclone sobre o oceano se intensifica na tarde deste sábado, dia 31, favorecendo temporais mais fortes. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos.
Já neste domingo, à medida que o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense, as instabilidades perdem força.
A partir da tarde, os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.
Apesar das chuvas, as temperaturas seguem elevadas ao longo do fim de semana. As mínimas variam entre 15°C e 20°C e, durante a tarde, as máximas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões do estado.
No Planalto Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem alcançar valores próximos dos 37°C.
Novo ciclone intensifica chuvas no início da semana
A formação de um novo ciclone próximo à região Sudeste intensifica a circulação marítima no Litoral catarinense entre segunda-feira, dia 02, e quarta-feira, 04 de fevereiro, aumentando a condição de chuva persistente e volumosa.
A partir da madrugada de terça-feira, dia 03, os temporais tendem a ganhar intensidade, principalmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com acumulados elevados.
Esse cenário aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.
De acordo com os meteorologistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), a intensidade das chuvas previstas depende da posição e da evolução do novo ciclone.
Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão do tempo para avaliar os impactos esperados em cada região.
Recomendações da Defesa Civil
– Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados.
– Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
– Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: Secom / GovSC






