Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM

TEMPO: Em SC onda de calor segue até sexta-feira com máximas acima dos 40°C

Santa Catarina enfrenta uma intensa onda de calor, com temperaturas previstas acima dos 40°C em regiões do Oeste e Litoral Sul até a próxima sexta-feira (7). A informação foi divulgada pela Defesa Civil nesta segunda-feira (3). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem permanecer cerca de 5°C acima da média durante o período.

A condição é resultado de uma massa de ar quente que atua no Sul do Brasil há vários dias, mantendo as temperaturas elevadas durante a tarde e noites abafadas em todas as regiões do Estado. No último sábado (1°), o Inmet emitiu um alerta laranja para Santa Catarina, classificando a situação como de “perigo” devido ao calor extremo.

Previsão para os próximos dias em Pomerode

Previsão para os próximos dias em Santa Catarina

TERÇA-FEIRA (04)

A terça-feira (04) começa com mais nuvens e nevoeiros no Litoral e áreas próximas, onde não se descarta a chance de chuva fraca nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia o sol e o calor intenso voltam a predominar em todas as regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 30 e 35°C na maioria das regiões e oscilam de 36 a 38°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável. 

QUARTA-FEIRA (05)

Na quarta-feira (05), o tempo não se modifica muito no estado com relação aos dias anteriores. Apenas no Litoral a nebulosidade permanece presente e variável e com condições para chuva no amanhecer, mas ainda assim o sol predomina no decorrer do dia e as temperaturas se elevam rapidamente. As máximas ficam entre 30 e 34°C nas áreas centrais e na Serra e novamente superam os 35°C no Grande Oeste e Litoral Sul, chegando aos 37°C no Extremo Oeste. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. No Oeste e Extremo Oeste, todo esse calor combinado a disponibilidade de umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.

QUINTA-FEIRA (06)

Na quinta-feira (06), a circulação marítima ainda mantém a presença e variação de nuvens no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões do estado o sol predomina desde o início do dia, resultando em temperaturas elevadas novamente, com as máximas superando 30°C e chegando aos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul à tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor e ao desconforto térmico. Em áreas do Extremo Oeste, não se descarta a ocorrência de temporais muito isolados entre a tarde e a noite, típicos de verão, com risco baixo para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira-feira (07), sol, calor e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite em todas as regiões. Somente as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, permanece a presença e variação de nuvens devido à circulação marítima. No sábado (08), predomínio de sol e calor intenso em todas as regiões, em condições típicas pré-frontais. No final do dia há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o RS, devido ao calor e a formação de uma frente fria no estado vizinho.

Riscos e recomendações

A onda de calor representa riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças cardiorrespiratórias. As autoridades recomendam evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado e usar roupas leves. Além disso, reforçam que crianças e animais não devem ser deixados dentro de veículos e que os ambientes devem ser mantidos ventilados sempre que possível.

A combinação entre calor e umidade pode favorecer o desenvolvimento de temporais isolados no período da tarde e noite. As chuvas, porém, devem ser pontuais e não devem atingir um grande número de municípios, podendo causar alagamentos e enxurradas em algumas localidades, especialmente entre quarta (5) e quinta-feira (6).

Até o momento, não há previsão de mudanças significativas nas condições climáticas, já que os modelos meteorológicos não indicam a aproximação de frentes frias ou ciclones para a região.

*Com informações da Defesa Civil SC e Epagri/Ciram

Rolar para cima