Velas e algodão no pinheiro natural, canções natalinas na gaita de boca e bandoneon, o canto da cigarra, o tradicional assado de Natal e histórias que resgatam memórias afetivas marcarão a celebração do c, organizado pela Rota do Imigrante de Pomerode.
A programação, que busca trazer à tona a essência dos Natais de antigamente, inclui um pinheiro de mais de quatro metros decorado com algodão e velas, cuja iluminação será acesa durante o evento. O coral Pommern Sänger apresentará canções natalinas e músicos locais tocarão clássicos em gaita de boca, bandoneon e acordeon.
Uma peça teatral também fará parte da celebração, retratando os preparativos típicos da época, como a produção de bolachas natalinas, a montagem do pinheiro e as tradições familiares do período do advento. Além disso, moradores da comunidade compartilharão histórias e curiosidades sobre os Natais de outrora.
O evento também destaca a chegada de Nicolau (Papai Noel), anunciada pelo canto das cigarras, uma simbologia que remonta aos costumes locais desde o período da imigração. Segundo Genemir Raduenz, presidente da Rota do Imigrante, “o evento estabelece um vínculo das pessoas com o verdadeiro Natal, unindo fé, cultura e boas memórias. O algodão na árvore nos conecta aos ancestrais, remetendo à neve na Europa, enquanto o canto da cigarra prenuncia a chegada do Natal”.
Além das apresentações culturais, o público poderá visitar uma feira com produtos regionais e artigos natalinos, além de desfrutar de um buffet típico germânico, que incluirá o tradicional marreco recheado e sobremesas típicas.
6º Natal do Imigrante
- Data: 30 de novembro
- Horário: A partir das 18h
- Local: Clube Recreativo Esportivo Progresso – Vale do Selke, Pomerode
- Jantar: Somente com reservas antecipadas pelos fone/Whats: (47) 99946-1692 ou (47) 99103-3323