Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Foto: Divulgação - PMP

Enfermeira da rede pública de saúde de Pomerode apresenta trabalho na Bahia

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o IX Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas e o XV Congresso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas, realizados em Salvador, Bahia, contaram com a participação de profissionais da saúde de Pomerode. Um trabalho elaborado por Ândria Carine Giehl, Beatriz Dinardi Grotto e Giorgia Maximiano Virtuoso foi selecionado para apresentação no evento.

O estudo tratou do manejo clínico de uma queimadura de segundo grau em região facial, utilizando cobertura tecnológica e laserterapia de baixa intensidade em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), algo incomum no Sistema Único de Saúde (SUS), onde procedimentos similares geralmente são realizados em ambulatórios especializados. “O desfecho foi uma cicatrização em 11 dias sem cicatriz”, explicou Ândria Carine Giehl, enfermeira da Unidade de Saúde Horst Wilhelm Bernhardt, localizada em Testo Central.

Atendimento especializado em Pomerode

O município oferece atendimento a casos de lesões graves e de difícil cicatrização, utilizando recursos próprios para adquirir coberturas tecnológicas avançadas. Segundo Ândria, a oferta desses materiais, associada à capacitação dos profissionais, tem permitido tratar pacientes com úlceras vasculogênicas e outras condições complexas.

“De três anos para cá, conseguimos adquirir essas coberturas em parceria com a gestão, comprovando sua importância no tratamento de feridas”, explicou a enfermeira.

A apresentação no congresso é parte de um trabalho realizado no atendimento primário de Pomerode, que inclui o uso de tecnologia para suporte clínico em tratamentos específicos.

Rolar para cima