Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Foto: Ascom/Cidasc

Cidasc marca presença no lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas

O Fórum Catarinense de Indicações Geográficas (IGs), lançado na noite de 10 de dezembro, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, é uma iniciativa inédita voltada para fortalecer, valorizar e integrar os produtos locais reconhecidos por sua origem e qualidade. O evento reuniu representantes das nove IGs registradas no estado, além de parceiros estratégicos.

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, e a médica-veterinária Mônica Pohlod, do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc, prestigiaram o lançamento do Fórum Catarinense de IGs. Celles Regina de Matos aproveitou a oportunidade e prestigiou os produtores com Selo ARTE e com Indicação Geográfica, que estavam expondo produtos durante o evento.

Foto: Ascom/Cidasc.

O Fórum Catarinense de IGs nasce com o objetivo de promover o diálogo, a troca de experiências e a capacitação técnica entre produtores, entidades e o mercado. Além disso, a iniciativa busca ampliar a visibilidade e a competitividade das IGs catarinenses no Brasil e no exterior, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural do estado.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), atualmente, Santa Catarina conta com as seguintes IGs registradas: Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Mel de Melato da Bracatinga, Vinhos de Altitude de SC, Vales da Uva Goethe, Banana da Região de Corupá, Linguiça Blumenau, Cachaça de Luiz Alves, Queijo dos Campos de Cima da Serra e Erva Mate do Planalto Norte. Dessas, sete receberam atuação técnica e financeira do Sebrae/SC para a construção da documentação entregue ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Foto: Ascom/Cidasc.

Além disso, outras nove IGs estão em processo de construção com o suporte do Sebrae/SC: Frescal da Região de São Joaquim, Banana de Luiz Alves, Milhos Crioulos de Anchieta, Ostras de Floripa, Alho Roxo do Planalto Catarinense, Camarão Laguna, Queijo Diamante, Aipim de Turfa de Itajaí e Móveis de São Bento do Sul.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) são apoiadores do Fórum, fruto de uma articulação entre o Sebrae/SC, visando fomentar as Indicações Geográficas.

Por Jaqueline Vanolli – Assessoria de Comunicação – Cidasc

Rolar para cima