A Rádio Pomerode e 104 FM, realizam no domingo, 06 de outubro, a cobertura completa das Eleições 2024, trazendo todas as informações e serviços relevantes para os eleitores. E em preparação para o pleito que se aproxima, a nossa equipe está empenhada em deixar os ouvintes e internautas, atualizados sobre o que pode, e não pode, durante o horário das votações. Rafael Sanches, representante do Cartório Eleitoral de Pomerode, nos concedeu entrevista para esclarecer diversos pontos importantes sobre o que é permitido ou proibido durante o processo eleitoral.
Manifestação silenciosa
No dia da eleição, os eleitores podem manifestar suas preferências políticas de forma individual e silenciosa. Isso inclui o uso de camisetas ou adesivos com o número do candidato. No entanto, não é permitido realizar propaganda eleitoral ativa, como distribuir material gráfico ou tentar influenciar outros eleitores, já que isso poderia configurar boca de urna, o que é crime.
Propaganda eleitoral
Até o sábado que antecede a eleição, os candidatos e seus apoiadores podem realizar atividades de campanha, como caminhadas, carreatas e distribuição de material de propaganda, até às 22h. A partir desse horário, qualquer manifestação deve cessar, garantindo que o domingo seja reservado exclusivamente para o voto.
Uso de celulares
O uso de celular na cabine de votação é proibido. O eleitor pode levar o aparelho até a seção, inclusive utilizando o aplicativo e-Título como documento de identificação. No entanto, o celular deve ser deixado fora da cabina antes de iniciar a votação.
Horário e acessibilidade
A votação ocorrerá das 8h às 17h, sem interrupção. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão à disposição um coordenador de acessibilidade em cada seção eleitoral para auxiliar no processo. Pessoas idosas ou com necessidades especiais também terão preferência nas filas e, se necessário, poderão ser acompanhadas por uma pessoa de confiança até a cabine de votação, desde que esta não seja mesário, fiscal de partido ou candidato.
A Justiça Eleitoral estará atenta a qualquer irregularidade, além disso, a Polícia Militar estará presente para auxiliar na segurança.