Entre os dias 07 e 08 de fevereiro, a cidade de Ibirama foi o palco do Campeonato Sul Brasileiro Meeting Verão 2026 de Downhill – competição que conta pontos para o Ranking Nacional -, juntamente com a 1ª etapa do Catarinense de Downhill.
Mais de 110 pilotos desafiaram seus limites, na tradicional e desafiadora Pista da República, localizada no distrito de Dalbérgia.
“Nesta pista, ocorrem provas desde o ano de 2006 e ela conta com trechos técnicos (descidas bem íngremes), rápidos e pulos, com destaque para o maior Road Gap (pulo por cima da estrada) do Brasil, com vão de uma ponta a outra de 14 metros”, destaca Daniel Fernando Lemke, coordenador da Hot Pepper Racing Team / Seel Pomerode.
Aliás, Pomerode foi muito bem representada na competição, como oito atletas da equipe e um avulso, cujo desempenho culminou com bons resultados.
Destaque para a o pódio da categoria Rígida, que praticamente foi dominado pelos pilotos pomerodenses.
Na primeira posição ficou Ezequiel Hoffman de Morais (atleta avulso), com o tempo de 2’44”189. Na sequência figuraram Thiago Cauã Raasch, em segundo lugar (2’49”786), seguido por Lucas Kayke da Rocha, em terceiro (3’43”479), e Jeferson de Souza, na quarta posição (4’00”180).
Ainda participaram Matheus Eduardo Raasch, 4º lugar na categoria Juvenil (3’41”317); Ariel Nathan Krueger, 8º lugar na categoria Juvenil (4’06”726); Felipe Alves Campos, 12º na categoria Sub-30 (2’31”957); Cauê Felipe Klabunde, 15º lugar na categoria Sub-30 (2’50”130); e Wiliam César Michalack, 16º lugar na categoria Elite (2’22”469).
Lemke ressalta que os resultados foram positivos e mostram que a equipe está no caminho certo.
“Esse ano, optei em começar a ‘renovar’ um pouco a equipe, dando oportunidade a três atletas novos, sendo que dois deles já subiram no pódio. Além da base, contamos com outros seis atletas, que já estão competindo há mais tempo, em um nível bem forte. Como assumi o papel de coordenador da equipe junto com a Seel, nesse primeiro momento, meu foco é ‘fazer o negócio andar’. Por isso, não fui para a pista”.
O coordenador acredita que a modalidade pode colher bons frutos na temporada 2026, tendo como foco principal os Jogos Abertos de SC e o Campeonato Brasileiro, que será disputado na cidade de Macaé (RJ).
“Cada atleta tem seus limites, mas o nosso objetivo é extrair sempre o melhor de cada um deles”, finaliza Lemke.
A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Downhill será em Pomerode, nos dias 18 e 19 de abril, na Pista do Morro da Turquia.








