A última semana de janeiro será marcada por características típicas de verão em Santa Catarina, com tempo estável nas manhãs, predomínio de sol, temperaturas elevadas e temporais isolados entre as tardes e noites.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para o aumento da instabilidade entre a quinta-feira, dia 29, e a sexta-feira, 30 de janeiro, com risco moderado a alto para vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais.
Entre esta terça e quarta-feira, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos.
Esses temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.
Nesses dias, as temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do estado. Já as máximas, durante a tarde, se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.
A instabilidade aumenta na quinta-feira, dia 29, com a formação e o deslocamento de uma área de baixa pressão do interior do continente em direção ao oceano.
São esperados temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento em todas as regiões catarinenses, especialmente no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Grande Oeste, apesar de mais isolados, os temporais também podem ser intensos.
Na sexta-feira, 30, a instabilidade perde intensidade, mas ainda há condições para temporais isolados em áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.
Fim de semana
No fim de semana, o centro de baixa pressão permanece atuando sobre o oceano, ainda favorecendo pancadas de chuva e temporais bem isolados no leste catarinense. No domingo, 1° de fevereiro, o vento de quadrante sul ganha força no litoral, contribuindo para o aumento da agitação marítima.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.




