Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Gisèle Pelicot, de 72 anos, quis tornar o caso público para inspirar outras mulheres. (Foto: EPA, images pic)

Justiça Francesa Condena o Marido e outros 50 homens por Crimes Sexuais Contra Gisèle Pelicot

A Justiça francesa condenou nesta quinta-feira Dominique Pelicot, de 72 anos, e outros 50 homens a 20 anos de prisão por um caso de abuso sexual que chocou o mundo. 

Durante uma década, Gisèle Pelicot foi drogada e violentada por dezenas de desconhecidos sem o seu conhecimento. A vítima, que hoje é um ícone feminista, tornou o caso público em 2024 para alertar sobre crimes semelhantes e incentivar outras mulheres a denunciarem abusos.

As investigações começaram em 2020, quando Dominique foi preso por importunação sexual contra outras mulheres. Na ocasião, a polícia apreendeu o computador do acusado e descobriu imagens de Gisèle sendo estuprada. Segundo as autoridades, ela foi vítima de ao menos 92 estupros cometidos por 72 homens diferentes entre 2011 e 2020.

Dos 72 abusadores identificados, 50 foram levados a julgamento e condenados. Os demais não foram encontrados ou não tiveram identidade confirmada pelas autoridades.

Coragem e Luta

Após descobrir os crimes em 2020, Gisèle poderia ter optado pelo anonimato, mas decidiu enfrentar o caso de maneira pública. Durante o julgamento, ela fez questão de exigir que o processo fosse aberto à imprensa e declarou que sua intenção era evitar que outras mulheres passassem por experiências semelhantes.

“Não quero que as vítimas sintam vergonha, e sim os agressores”, afirmou Gisèle em um depoimento emocionado em outubro.

Em agosto deste ano, Gisèle conseguiu o divórcio de Dominique e voltou a usar seu nome de solteira, embora tenha pedido que a imprensa mantenha o uso do sobrenome Pelicot, que ela compartilha com alguns de seus sete netos.

Reconhecimento Internacional

A trajetória de Gisèle foi amplamente reconhecida. Em 2025, ela foi incluída na lista de mulheres mais influentes do mundo pela rede britânica BBC. Sua coragem incentivou outras vítimas a denunciarem abusos e tornou-se um símbolo na luta contra a violência de gênero.

O Caso

Os abusos ocorreram por meio de encontros organizados por Dominique na internet, nos quais ele drogava a esposa e permitia que os homens a violentassem. Durante todo o período, Gisèle não tinha conhecimento dos crimes.

Com as sentenças de hoje, a Justiça francesa envia uma mensagem clara sobre a gravidade de crimes de violência sexual e a importância do combate a esse tipo de abuso. Gisèle Pelicot espera que sua exposição sirva de exemplo e encoraje outras mulheres a buscarem justiça.

Rolar para cima