Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, no auditório da CDL de Pomerode foi realizada uma reunião crucial para a cidade. O encontro, liderado por Aline Bernhardt, futura coordenadora da Defesa Civil, visou a atualização do plano de contingência para o município, com foco na preparação para eventos climáticos e situações de emergência.
O prefeito eleito Rafael Ramthun, que assumirá oficialmente o cargo em janeiro de 2025, participou do evento junto de autoridades e representantes de diversas entidades essenciais na atuação em momentos de emergência, e destacou a importância de iniciar este planejamento ainda na fase de transição.
Durante a entrevista, Rafael Ramthun enfatizou a crescente frequência de eventos climáticos extremos, que exigem uma preparação antecipada. “Precisamos estar prontos para agir rapidamente, caso um evento aconteça, seja climático ou de outra natureza. A cidade precisa estar preparada e as pessoas devem saber como se comportar em situações de emergência”, afirmou o prefeito eleito.
A reunião resultou em um manual inicial de procedimentos, com a definição dos responsáveis por cada ação durante uma crise, além do fluxo de informações entre os órgãos competentes. O prefeito também sugeriu a realização de um simulado em 2025 para testar a eficácia do plano e garantir que todos os envolvidos saibam exatamente o que fazer em um momento crítico.
Rafael Ramthun também destacou a importância da integração entre os órgãos municipais, destacando que a Defesa Civil será uma prioridade nos primeiros 100 dias de governo. Ele mencionou ainda a relevância da imprensa, que deve ser parceira na divulgação de informações e na orientação da população em momentos de crise.
“Estamos nos antecipando para que o início de 2025 seja mais tranquilo e menos atropelado. Já estamos trabalhando desde agora para garantir uma gestão eficiente desde o primeiro dia”, afirmou o prefeito eleito.
A entrevista completa você ouve no início desta matéria.