A Polícia Civil prendeu, na noite desta terça-feira (2), o principal suspeito de furtar o busto em homenagem ao escritor Olavo Bilac, que estava localizado em frente ao Procon, no centro da cidade.
A ação foi realizada por agentes do Departamento de Investigações Criminais, em conjunto com a 16ª Promotoria de Justiça.
De acordo com a Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), a investigação identificou dois indivíduos responsáveis pelo crime. Com o apoio do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva dos suspeitos no fim da tarde de ontem. O primeiro foi localizado e detido por uma equipe da DRR na Rua Araranguá, no Bairro Garcia. O segundo foi preso pela Polícia Militar nesta madrugada, também no Bairro Garcia.
Os suspeitos possuem antecedentes criminais por delitos patrimoniais. A investigação segue para tentar recuperar o monumento, datado de 1947, que ainda não foi encontrado. Ambos foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanecem à disposição da Justiça.
Como ocorreu o furto
O furto do monumento aconteceu na madrugada do dia 26 de março, na Avenida Beira-Rio, em frente ao Procon e próximo à Prefeitura de Blumenau. Imagens de câmeras de segurança registraram dois homens derrubando o pedestal de granito e retirando o busto de bronze do local. Um dos suspeitos foi flagrado carregando a peça, enquanto o outro ajudava na ação.
A suspeita das autoridades é de que o busto tenha sido furtado para ser vendido como sucata de metal. Assim que o crime foi constatado, a Prefeitura de Blumenau lamentou o ato de vandalismo e registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Civil iniciou as investigações, analisando as imagens das câmeras de segurança e realizando diligências para identificar os envolvidos.