O ano de 2024 tem se mostrado especial para o Vera Cruz de Pomerode, mesmo depois de não ter ido bem na Interligas Vale e Norte, passou a recuperar o ano com a disputa da Copa Pomerode, chegando à final de forma invicta e derrotando o Água Verde em duas oportunidades, tendo o próprio Água como um dos favoritos ao título. Como uma das promessas da diretoria para 2024 em comemoração aos 80 anos de história do clube, foi aberto recentemente um estande de troféus em sua sede, oferecendo aos torcedores e visitantes um panorama de suas principais conquistas. Esse espaço expositivo ainda não foi inaugurado oficialmente, mas já está disponível ao público e representa o compromisso do clube em preservar e exibir sua trajetória para as novas gerações.
José Kava, presidente do Vera Cruz, destaca que o clube trabalha com um tripé de prioridades: cuidar da infraestrutura, manter a escolinha de futebol e formar equipes competitivas para as disputas locais. “Essas três situações a gente não abre mão. Para ter uma, tem que ter as outras duas”, comenta. O estande de troféus, que inclui taças e medalhas importantes resgatadas de sua história, é uma parte importante desse planejamento e ficará exposto na entrada da sede do clube.
Além das comemorações e do resgate histórico, o clube vive a expectativa da final da Copa Pomerode contra o Água Verde. Com uma vitória de 3 a 0 no primeiro jogo, o Vera Cruz se aproxima da conquista do título, mas Kava reforça que nada está garantido e convida os torcedores a comparecerem no domingo para apoiar o time.
O técnico da equipe, Cezinha, compartilha da mesma expectativa cautelosa. Ele, que está à frente do time há dois meses, elogia o foco da equipe durante toda a competição e reforça que o grupo está preparado para a decisão. “Temos que manter o foco até o final da partida”, explica Cezinha.