Trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão foram resgatados pela Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) na noite de quarta-feira (20), em Içara, no Sul do estado.
Durante a operação, três homens foram detidos por suspeita de reduzir pessoas a condições semelhantes à escravidão e tráfico de drogas.
A ação começou durante um patrulhamento de rotina na Avenida Procópio Lima, em Içara.
A PM abordou um veículo que transportava um número excessivo de passageiros e, durante a abordagem, identificou que um dos ocupantes, um homem de 36 anos, estava foragido por furto.
Ao ser conduzido ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, o detido relatou que trabalhava em uma lavoura de fumo, onde recebia drogas, moradia inadequada e alimentação como forma de pagamento. A denúncia levou os policiais a um imóvel no Loteamento Antônio Lima, também em Içara, onde vários homens foram encontrados em condições precárias.
No local, a polícia apreendeu porções de crack, cocaína e maconha. A PM prendeu em flagrante um homem de 59 anos e seus dois filhos, de 21 e 22 anos. Eles foram acusados de reduzir trabalhadores a condições análogas à escravidão, além de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Os suspeitos, juntamente com as vítimas, foram encaminhados à Polícia Federal de Criciúma, onde os procedimentos legais serão realizados. A Polícia Federal instaurou um inquérito para aprofundar a investigação sobre o caso.