O Estudo Vida e Saúde em Pomerode – SHIP-Brazil é uma pesquisa sobre as condições de saúde da população de Pomerode (SC) que foi inspirada no “SHIP” realizado na região da Pomerânia, nordeste da Alemanha. A pesquisa coleta dados importantes sobre o estilo de vida, fatores de risco e as doenças na comunidade, visando mapear o perfil de saúde dos habitantes da cidade e gerar informações que possam influenciar políticas públicas de saúde. No Brasil, SHIP é a sigla em inglês “Study of Health in Pomerode”. Na Alemanha significa “Study of Health in Pomerania”.
O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Blumenau (FURB), em parceria com a Universidade de Greifswald, na Alemanha. A FURB é responsável pela implementação no Brasil, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
“O SHIP-Brazil foi criado para analisar a saúde de Pomerode, uma cidade fundada por imigrantes pomeranos, com o objetivo de entender os fatores genéticos e ambientais que influenciam a saúde dessa população. A pesquisa segue os padrões do estudo original alemão, possibilitando uma comparação entre as populações de descendência pomerana no Brasil e na Alemanha”, explica o coordenador dessa etapa do SHIP-Brazil, o Professor Doutor Clóvis Arlindo de Sousa.
A escolha
Pomerode foi escolhida devido à sua origem como uma colônia de imigrantes da Pomerânia, região da Alemanha. Isso permite a continuidade do estudo em uma comunidade com características genéticas semelhantes à população da Pomerânia, o que possibilita comparações científicas entre os dois grupos.
De acordo com o coordenador, o estudo envolve entrevistas e exames médicos detalhados com a população local, cobrindo áreas como saúde cardiovascular, pulmonar, mental, estilo de vida, além de análises laboratoriais, entre outros. Os dados coletados serão usados para criar um banco de informações sobre a saúde dos habitantes, auxiliando em diversas pesquisas, produção de artigos e trabalhos para congressos e na criação de políticas de saúde pública para a cidade.
A seleção
Foram selecionados homens e mulheres entre 20 e 79 anos, de forma aleatória, representando a população de Pomerode. A seleção seguiu critérios estatísticos rigorosos, visando garantir uma amostra representativa da cidade.
Entre 2014 e 2018, a primeira fase do estudo (linha de base) foi realizada, com a participação de 2.488 habitantes. Diversos exames foram realizados, e os resultados foram utilizados para traçar o perfil epidemiológico da cidade.
Próxima etapa
A próxima fase do estudo está prevista para começar ainda em 2024. O novo Centro de Exames do SHIP-Brazil/FURB será inaugurado em Pomerode, na antiga sede da Unidade de Saúde do Testo Central, localizada na Rua 15 de Novembro nº 9535, Bairro Testo Central. A equipe a FURB fará contato com os participantes sorteados para convidá-los para os novos exames e entrevistas, permitindo uma análise longitudinal da evolução das condições de saúde após cerca de oito anos.
Os participantes serão contatados por telefone ou visitas domiciliares para atualização cadastral e agendamento dos novos exames no Centro de Exames em Pomerode. Eles serão informados diretamente sobre o andamento e os próximos passos do estudo. Com o Centro de Exames a partir de agora em Pomerode, a expectativa é que sejam realizados os exames de saúde com mais frequência e em tempo mais curto em cada morador sorteado de Pomerode.