A Secretária da Transparência, Controle e Integridade Pública, Sabrina Furlani, participou do programa A Voz da Comunidade, onde apresentou as iniciativas da administração municipal para fortalecer a Ouvidoria e a Participação Cidadã na gestão pública.
A entrevista completa está no vídeo a baixo:
Durante a entrevista, Sabrina Furlani ressaltou a importância do contato direto com a população e destacou o projeto “Fala Pomerode”, que busca descentralizar o atendimento e ampliar o acesso da comunidade aos canais de participação.
“A Ouvidoria Municipal está saindo da Prefeitura e indo até os bairros. Essa aproximação presencial permite um contato mais direto e humanizado com a população, garantindo que suas necessidades sejam compreendidas e encaminhadas para solução de maneira mais eficaz”, explicou a secretária.
A iniciativa, que teve início em março e segue até junho, prevê 15 encontros distribuídos por diferentes regiões do município. A primeira edição foi realizada no bairro Ribeirão Luebke e a última está programada para acontecer no bairro Rega, na divisa com Jaraguá do Sul.
De acordo com a Secretária, a participação popular tem sido expressiva, com moradores relatando demandas e sugerindo soluções para melhorias na cidade. Entre os principais apontamentos recebidos até o momento estão questões de como manutenções de ruas não pavimentadas, patrolamento e iluminação pública.
Além de servir como um canal de comunicação direta entre a gestão e a população, o projeto também coleta dados que auxiliam no planejamento estratégico da administração municipal. “Já conseguimos implementar soluções rápidas, como operações de patrulhamento em ruas com maior demanda. Além disso, recepcionamos demandas de competência estadual, como a necessidade de uma rotatória na saída do Ribeirão Luebke para a rodovia SC 421”, afirmou a secretária.
Os encontros do “Fala Pomerode” ocorrem todas as quintas-feiras, com os locais divulgados previamente pelos canais oficiais da Prefeitura.