Duas pessoas foram presas em flagrante neste domingo (6) durante as eleições municipais em Santa Catarina. O primeiro caso ocorreu em Joaçaba, no Meio-Oeste, onde um homem foi detido por fotografar a urna eletrônica. Em Abelardo Luz, no Oeste do estado, outro homem foi preso por realizar transporte ilegal de eleitores.
Conforme o balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), houve registros de boca de urna e um caso de desordem. Até as 11h30, foram contabilizadas cinco ocorrências policiais. Veja os detalhes abaixo:
Principais ocorrências:
- Abelardo Luz: Um eleitor foi preso por abordar e conduzir pessoas até a seção de votação, além de realizar transporte ilegal de eleitores.
- Navegantes: Dois homens foram flagrados distribuindo santinhos próximos aos locais de votação, suspeitos de boca de urna.
- Joaçaba: Um eleitor foi preso por fotografar a urna eletrônica.
- Petrolândia: Uma pessoa causou desordem, prejudicando os trabalhos eleitorais.
- Balneário Piçarras: Suspeita de boca de urna e arregimentação de eleitores.
Suspeita de compra de voto: Três homens, de 46, 52 e 58 anos, foram detidos em Siderópolis, no Sul do estado, com R$ 9,6 mil em dinheiro, materiais de campanha e uma lista com nomes, sendo suspeitos de envolvimento em compra de votos. Segundo o delegado Frank Vieira, um inquérito policial será instaurado para investigar o caso. Os nomes e detalhes dos envolvidos não foram divulgados.
As eleições começaram às 8h em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 5.640.659 eleitores estavam aptos a votar para prefeito e vereador em 295 municípios. Três cidades – Florianópolis, Joinville e Blumenau – podem ter segundo turno, caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos.
Até as 11h, o TRE registrou 163 ocorrências relacionadas às eleições, e ao menos 103 urnas precisaram ser substituídas.