A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio do DIC, através da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Blumenau, realizou nesta quinta-feira, dia 05, duas ações de combate aos maus-tratos contra animais.
As operações resultaram na prisão em flagrante de um homem e na apreensão de centenas de aves e outros animais, mantidos em condições inadequadas.
Cão resgatado em estado grave
No período da tarde, a equipe policial, em ação conjunta com fiscais do Centro de Recuperação e Atendimento de Animais Domésticos (Cepread), atendeu denúncia anônima na Rua Bahia, bairro Salto Weissbach.
No local, foi encontrado um cão de porte médio em situação de extrema negligência.
O animal apresentava desnutrição severa, extensas feridas na região da orelha infestadas por moscas e lesões nas patas.
Estava preso a uma corrente curta fixada em barra de ferro, em abrigo inadequado para seu porte, sem demonstrar qualquer reação – quadro compatível com estado quase vegetativo.
O responsável pelo animal, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos contra cão, previsto no Artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.
O cão foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário de emergência na Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Mais de 240 animais apreendidos
Ainda no mesmo dia, a Delegacia de Proteção Animal realizou operação no bairro Garcia, onde foram apreendidos 247 animais mantidos em condições inadequadas de bem-estar, sendo 198 aves exóticas, 30 aves silvestres nativas (algumas sem anilhas de identificação), oito coelhos, oito hamsters e uma codorna.
As aves eram mantidas em gaiolas superlotadas, sujas e sem condições mínimas de higiene.
Parte das aves silvestres não possuía documentação de origem legal, caracterizando guarda irregular de fauna silvestre.
O responsável será autuado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na esfera administrativa e responderá a Termo Circunstanciado pelos crimes de maus-tratos (Artigo 32 da Lei 9.605/98) e guarda de espécimes da fauna silvestre sem autorização (Artigo 29 da Lei 9.605/98).
Todos os animais apreendidos foram encaminhados à Furb para avaliação de saúde e destinação adequada.
A Delegacia de Proteção Animal reforça a importância das denúncias da população no combate aos crimes contra animais.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, que funciona 24 horas.
Fonte: Polícia Civil de SC






