Nesta quarta-feira, 21 de janeiro, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM), que integra o Departamento de Investigações Criminais de Blumenau, deflagrou uma operação contra a emissão de títulos de crédito falsos.
A fraude resultou no prejuízo a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com sede na cidade de Blumenau, no valor de R$ 405.253,32
Segundo consta, a empresa suspeita, com sede em Gaspar, estaria simulando operações comerciais fictícias para a emissão de duplicatas sem o respaldo real.
Esses títulos eram, então, negociados com o FIDC, em um esquema de fraude estruturada para obter dinheiro de forma ilícita, causando prejuízo direto à vítima.
Também há indícios da utilização de empresa interposta, formalmente registrada em nome de familiares que não exercem, de fato, atividade operacional na sociedade, de modo que a Pessoa Jurídica seria, em tese, utilizada tanto para conferir aparência de legitimidade à ação criminosa, quanto para a prática de lavagem de capitais.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Gaspar, com o objetivo de reunir elementos probatórios que subsidiem a responsabilização penal dos envolvidos. A investigação apura os crimes de estelionato, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.
Além dos mandados de busca, a autoridade policial obteve o deferimento de medidas cautelares de bloqueio de bens e sequestro de valores dos investigados, visando à reparação dos danos e à garantia de eventual ressarcimento ao fundo lesado.
As investigações terão prosseguimento até o total esclarecimento dos fatos.




