O Papa Francisco continua internado para tratamento médico, mas apresenta evolução positiva, informou a Santa Sé nesta segunda-feira (10). Com a melhora no quadro clínico, os médicos retiraram o prognóstico reservado, que havia sido mantido desde o início da hospitalização.
O pontífice, de 88 anos, permanece sob cuidados hospitalares, recebendo terapia medicamentosa. De acordo com o Vaticano, exames de sangue e avaliações clínicas indicaram uma boa resposta ao tratamento. Ainda assim, a equipe médica considerou necessária a continuidade da internação, devido à complexidade do quadro de saúde e ao grave quadro infeccioso diagnosticado no momento da admissão.
Durante a manhã, Francisco acompanhou virtualmente os Exercícios Espirituais da Cúria, participou da Eucaristia e fez orações na capela de seu apartamento particular. No período da tarde, voltou a assistir aos Exercícios Espirituais por vídeo, alternando momentos de oração e descanso.
O papa foi internado no dia 14 de fevereiro, após relatar dificuldades respiratórias persistentes. Exames médicos apontaram um quadro de pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Até o momento, não há previsão de alta.