Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Foto: Divulgação - GAECO

MPSC inaugura nova sede para atuação do GAECO e do GEAC em Blumenau

 O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) inauguraram sua nova sede nesta terça-feira (5/11) em Blumenau. O espaço de quase 400 metros quadrados foi disponibilizado pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de uma parceria estabelecida com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que é responsável pela coordenação dos grupos investigativos. A solenidade de inauguração contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e do Procurador-Chefe da República em Santa Catarina, Daniel Ricken, além de membros do MPSC e integrantes das instituições de segurança participantes.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, enalteceu a parceria com o MPF, reconhecendo que a presença do GAECO e do GEAC no espaço cedido pela instituição federal reforça ainda mais a boa relação e a união de forças no combate às organizações criminosas em Santa Catarina. Da mesma forma, Trajano reconheceu o papel fundamental do Poder Judiciário e das instituições de segurança que fazem parte dos grupos especiais, assim como o papel importante dos Promotores de Justiça que, segundo ele, atuam nas investigações em paralelo às funções que exercem no MPSC.

Post

“É importante salientar que o GAECO não é do Ministério Público, pois trata-se de um órgão de Estado. Por isso, quero agradecer a todas as forças de segurança e demais instituições que diariamente participam das ações investigativas, gerando resultados cada vez mais positivos. Com este espaço, que abrigará também o CyberGAECO, nossas equipes poderão combater o bom combate com mais motivação, técnica e firmeza, utilizando o que temos de mais moderno em termos de equipamentos e tecnologias”, destacou.

Para homenagear todos que contribuíram e contribuem para a atuação do GAECO de Blumenau, Trajano entregou uma placa ao atual Comandante Regional do 7º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, que trabalhou seis anos com a equipe. “Estendo esta homenagem a todos os policiais e servidores que nos honram com seu trabalho e os que ajudaram a escrever esta bela história de respeito e dedicação aos cidadãos catarinenses”, concluiu o chefe do MPSC.

Post

Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e Coordenador-Geral do GAECO, Durval da Silva Amorim, o espaço realmente vai garantir melhores condições de trabalho à força-tarefa. “Todos os nossos Promotores de Justiça, policiais e demais integrantes poderão trabalhar em um local melhor, que vai comportar também toda a estrutura de tecnologia que permite esse trabalho desempenhado pelo GAECO em Santa Catarina, com cada vez mais entregas. A Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do MPSC, em suas atribuições, também poderá entregar um trabalho investigativo cada vez melhor e com mais segurança aos processos. Estamos muito satisfeitos por mais essa entrega da Administração”, disse.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Marcelo Gomes Silva, destacou o trabalho desempenhado pelos setores técnicos do MPSC que permitem avanços como a implantação da nova sede. Ele parabenizou os servidores responsáveis pelas muitas frentes de trabalho que envolvem o dia a dia da Subprocuradoria-Geral de Justiça. “Quando me convidou para assumir a pasta, o Dr. Fábio Trajano me deu a missão de garantir melhores condições de trabalho aos nossos membros e aos nossos servidores. Isso também proporciona uma melhor prestação dos serviços à sociedade, que é o nosso principal objetivo”, afirmou.

Reforço regional  

Além de agradecer o Procurador-Geral de Justiça pela iniciativa, o Coordenador Regional do GAECO, Promotor de Justiça Daniel Granzotto Nunes, reconheceu o reforço que a nova sede representa para o GAECO de Blumenau. Segundo ele, o ambiente vai contribuir sobremaneira para a execução dos trabalhos. “Realizamos investigações extremamente complexas, que exigem grande empenho de todos, por isso o ambiente adequado é primordial para que nossa equipe se sinta bem e as investigações sejam bem desempenhadas e realizadas. Isso só demonstra, mais uma vez, o comprometimento do Ministério Público no combate ao crime organizado, especialmente o crime organizado infiltrado na administração pública”, concluiu.

O Coordenador Regional do GEAC, Promotor de Justiça Tiago David Schmitt, também falou sobre a importância da nova estrutura. “Na condição de Coordenador do GEAC, hoje cabe apenas agradecer o implemento de cada vez mais estruturas físicas e pessoal, que são fundamentais para que nós possamos, juntos, GAECO e GEAC, entregar aquilo que a sociedade catarinense espera. Essa é a grande missão”, declarou.

Participaram da solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e o Procurador-Chefe da República em Santa Catarina Daniel Ricken; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Coordenador-Geral do GAECO, Durval da Silva Amorim; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Marcelo Gomes Silva; o Coordenador Regional do GAECO, Promotor de Justiça Daniel Granzotto Nunes, e o Coordenador Regional do GEAC, Promotor de Justiça Tiago David Schmitt; a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Blumenau, Liliane Midori Yshiba Michels, e o Coronel BM da Reserva Paulo Cesar Knihs, representando o Secretário de Estado da Segurança Pública.

Participaram, ainda, o Coordenador Geral do GEAC, Procurador de Justiça Felipe Martins de Azevedo; a Coordenadora Estadual do GEAC, Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo; o Coordenador Estadual do GAECO, Promotor de Justiça Marcio André Zattar Cota; o Promotor do Grupo Especial Anticorrupção, Thiago Madoenho Bernardes; e demais representantes das Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil, Cientifica, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar, que fazem parte do GAECO, além do Ministério Público Federal.

Por Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Rolar para cima