A partir da madrugada do sábado (14), a formação de um sistema de baixa pressão combinada à circulação marítima, fornece risco alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos entre a Grande Florianópolis e partes do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas em laranja do mapa, os acumulados variam entre 100 e 150 mm. Nas áreas em amarelo, os acumulados de chuva variam de 40 a 80 mm.
O sistema de baixa pressão começa a se deslocar em direção ao mar a partir do final da tarde, diminuindo a intensidade da chuva no litoral.
Conforme a previsão de chuvas volumosas e devido aos acumulados apresentados nas semanas anteriores, o somatório dos fatores pode favorecer a saturação do solo, auxiliando nas movimentações de terra na região. Ressalta atenção para as áreas já mapeadas e também estradas rodoviárias com históricos de ocorrências. Destaca-se a resposta rápida nos rios nas bacias hidrográficas da região da Grande Florianópolis, trazendo risco alto para ocorrência de enxurradas.
Pomerode: chuva no sábado e calor intenso no domingo
A previsão do tempo para Pomerode neste fim de semana apresenta contrastes climáticos significativos. No sábado, 14 de dezembro de 2024, o tempo será marcado por chuvas intensas, com um acumulado de 8,9 mm e probabilidade de precipitação em 100%. As temperaturas variam entre 19°C de mínima e 26°C de máxima. Os ventos terão direção predominante de norte-nordeste (NNE), com rajadas de até 13 km/h.
No domingo, 15 de dezembro de 2024, o clima muda drasticamente. O sol predomina ao longo do dia, elevando as temperaturas a uma máxima de 33°C, com mínima de 18°C. Apesar do calor, a possibilidade de chuva é baixa, com probabilidade de apenas 28%. Os ventos ganham intensidade, atingindo rajadas de até 40 km/h, vindos de direções variáveis entre sul-sudoeste (SSW) e oeste-noroeste (WNW).
A semana seguinte trará um retorno das chuvas, com destaque para terça-feira e quarta-feira, quando há maior probabilidade de precipitações.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Boletim com informações da Defesa Civil SC e Epagri/Ciram.