A 41ª Festa Pomerana, em Pomerode, terminou com crescimento de público e também de consumo.
Durante os 12 dias de evento, foram consumidos 90.415 copos de chope, comercializados pelas seis cervejarias presentes – a cervejaria oficial foi a Maestro. O número representa alta de 6,5% sobre 2025.
Já na gastronomia, houve um crescimento de 4,6% nas vendas do buffet típico.
“O público permaneceu por mais tempo dentro da Festa Pomerana, o que resultou num crescimento em todos os setores. A festa estava mais confortável, com as pessoas conseguindo se movimentar bem, dois mil lugares para sentar, climatizadores, venda de ingressos on-line, enfim, uma série de medidas que deram resultado”, analisa o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Pomerode, Manfredo Goede.
Nas próximas semanas, a organização trabalhará no balanço financeiro da 41ª Festa Pomerana, que será posteriormente apresentado à comunidade.
“A 41ª Festa Pomerana mostrou, mais uma vez, a capacidade de Pomerode de evoluir sem perder suas raízes. Inovamos com novas atrações nos desfiles, espaços maiores, climatizadores que garantiram conforto ao público e uma estrutura de segurança eficiente, que permitiu às famílias aproveitarem cada momento com tranquilidade. Tudo isso foi feito com planejamento, organização e respeito à tradição, provando que é possível preservar a cultura germânica, valorizar quem faz a festa acontecer e, ao mesmo tempo, entregar uma experiência inesquecível para todos”, comemora o prefeito Rafael Ramthun.
Festa Pomerana 2026
A 41ª Festa Pomerana foi uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Pomerode e da Associação dos Músicos Profissionais de Pomerode (Amuspe).
Patrocínio: Caixa, Unifique, Netzsch do Brasil, Ekonova, Netzsch Moagem, Centerplast, Weltec, Link Comercial, Secretaria de Estado do Turismo, Governo de Santa Catarina, Kyly, Olho Embutidos e G9.




