Novembro é o mês em que as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário dos funcionários contratados em regime CLT. O prazo para pagamento da primeira metade do abono termina no dia 30 deste.
O salário extra é integral, para quem está na empresa há mais de um ano, e proporcional para os trabalhadores que foram contratados ao longo de 2024; eles recebem de acordo com o número de meses trabalhados. Nesta primeira parcela, os funcionários devem receber uma quantia equivalente à metade da remuneração mensal, sem nenhum desconto.
Já a segunda metade, que deve ser paga, também obrigatoriamente, até 20 de dezembro, vem com os descontos de INSS e Imposto de Renda. De acordo com cálculos do Dieese, o pagamento do 13º salário este ano, tem potencial para injetar R$ 321,4 bilhões na economia brasileira.
Atualmente, cerca de 92 milhões e 200 mil trabalhadores do mercado formal e empregados domésticos com carteira assinada, além de beneficiários e aposentados do INSS, que já receberam, têm direito ao salário extra no país. Este ano, o pagamento médio, segundo o Dieese, chega a R$ 3.096,78 por pessoa.
Por Rádio2