Em fevereiro de 2024 o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tornou oficial a categorização da linguiça Blumenau como um produto com Indicação Geográfica.
A partir de então, só podem ser comercializados com este nome produtos fabricados em 16 municípios catarinenses, utilizando técnicas e ingredientes específicos. A iniciativa reconhece e valoriza a receita trazida pelos imigrantes alemães que colonizaram o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, há mais de 200 anos.
A partir de então, a linguiça Blumenau ficou oficialmente categorizada como um embutido de cortes especiais de carne suína temperada, lentamente defumada e revestida por uma camada de tripa suína ou bovina natural, em formato de ferradura.
Além disso, o uso do nome ficou restrito a produtores certificados localizados em 16 municípios catarinenses. Também desde 2024, é patrimônio imaterial de Santa Catarina.
Mais antiga marca produtora da linguiça Blumenau, a Olho Embutidos sentiu os impactos positivos da oficialização da indicação geográfica. Luiz Bergamo, diretor executivo da empresa, conta que o reconhecimento trouxe outra perspectiva cultural e também mercadológica para o produto.
“A partir da oficialização do INPI, a presença da linguiça Blumenau nas mesas passou a ser mais celebrada por tudo o que ela representa, para além do sabor do produto que já é muito marcante”, conta. “Essa valorização abriu portas em novos mercados. Para nós, que temos o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e podemos vender para todos os estados brasileiros, sermos produtores certificados de linguiça Blumenau é um cartão de visitas importante”, comenta.
Além de Santa Catarina, a Olho também está presente nos estados do Sul e Sudeste. Redes de supermercados de São Paulo e do Rio de Janeiro passaram a contar com o produto recentemente. A marca também diversificou o portfólio inspirado pela receita.
Linguiça Blumenau moída: ideal para molhos
Entre os diversos preparos com o produto estão molhos. Tanto com base de molho bechamel quanto em opções com passata de tomate, a presença da linguiça Blumenau traz personalidade para acompanhar massas, cobrir pizzas e trazer um sabor característico a diversos produtos salgados.
Para facilitar a rotina do consumidor, a Olho comercializa a linguiça Blumenau já moída. Ela é produzida exatamente como a receita tradicional e depois retirada da tripa, moída e embalada. Estão disponíveis em embalagens de 200g e em opções para serviço em bares e restaurantes.
Linguiça patê: acompanhamento para pães
A linguiça Blumenau é muito utilizada no Vale do Itajaí como acompanhamento de pães, em mesas de frios. Para facilitar o manuseio do consumidor, a Olho conta com a linguiça Schmierwurst. Com o nome motivado pelo dialeto alemão (schmier regionalmente significa geleia e wurst linguiça), o produto tem o sabor inspirado no embutido original, com uma textura de patê, já própria para servir.
Para churrasco: o mesmo sabor, a defumação por conta da churrasqueira
A linguiça de carne suína resfriada para churrasco da Olho também é inspirada na linguiça blumenau. Com os mesmos cortes de carnes, temperos e o formato de ferradura, ela só não leva o processo de defumação indicado para o produto com indicação geográfica.
O motivo é quase óbvio: a defumação acontece na própria churrasqueira do cliente, ao ponto que ele desejar.
“A nossa linguiça de carne suína resfriada é um produto diferente, por exemplo, da linguicinha tradicional. Além do formato, o que varia é o uso de temperos”, conta Luiz.
E vem mais por aí
A Olho está protagonizando ações que visam disseminar a diversidade de receitas e usos da linguiça Blumenau. Em 2025, a marca estreou na Oktoberfest Blumenau como parceira da Casa da Linguiça Blumenau.
No evento, que teve mais de 600 mil visitantes, o terceiro prato mais vendido foi uma criação inédita: a pipoca de linguiça Blumenau. No mesmo evento, um dos pratos combinava o produto com uma das receitas mais amadas pelos brasileiros: o pão de queijo.
Luiz adianta que esta é a tônica da Olho: valorizar a tradição e seguir conectada com a história do produto, ao mesmo tempo em que traz também os embutidos de qualidade para uma culinária mais contemporânea.
A Olho Embutidos e Defumados está em Pomerode (SC), cidade mais alemã do Brasil, e, desde 1934, produz uma receita inspirada por imigrantes que colonizaram a região. Além de linguiça Blumenau e produtos inspirados nela, a marca conta com uma linha de embutidos que inclui salsichas, calabresas, linguiças e, mais recentemente, salames. Mais informações estão disponíveis em www.embutidosolho.com.br e no Instagram @olhoembutidos.




