Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Foto: Thiago Schöfer - APAAC (Associação Pomerodense de Apoio à Arte e Cultura da Capoeira)

Capoeira em Pomerode: um encontro de cultura que une o esporte e a arte

A capoeira, uma expressão cultural brasileira rica em história e movimento, encontra espaço na cidade de Pomerode, sob a orientação do professor Thiago Schöfer. Pomerodense de nascimento, Thiago é praticante da arte há 18 anos e, há 12, compartilha seu conhecimento como professor. Ele é membro idealizado da APAAC (Associação Pomerodense de Apoio à Arte e Cultura da Capoeira), o grupo tem o objetivo de promover a capoeira na comunidade.

A capoeira como parte da cultura local

Embora muitas vezes não receba a atenção merecida, a capoeira é uma parte importante da cultura brasileira e, portanto, está presente na cidade mais alemã do Brasil. Thiago destaca que, apesar de Pomerode ter uma forte influência da cultura germânica, a capoeira é uma arte genuinamente brasileira, que merece ser reconhecida e valorizada. Historicamente, a capoeira surgiu durante o período da escravidão e enfrentou preconceitos, mas sua transformação ao longo do tempo a tornou um esporte respeitado e praticado em todo o mundo.

A capoeira é praticada em mais de 150 países, incluindo grandes cidades como Paris e Londres. O interesse pela capoeira fora do Brasil começou a despertar nos anos 70, quando Estados Unidos e Europa passaram a “importar” mestres capoeiristas.

A capoeira é uma arte marcial brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade. Ela foi criada pelos escravos que vieram da África e seus descendentes para se defender e fugir para os quilombos, portanto, o Brasil inspira outros países quando se fala em capoeira.

“] Foto: Thiago Schöfer – APAAC (Associação Pomerodense de Apoio à Arte e Cultura da Capoeira)[/caption]

Projetos e atividades em Pomerode

Para quem deseja se aventurar no mundo da capoeira, Thiago oferece diversas oportunidades na cidade. As aulas para adultos ocorrem na Academia Oficina do Corpo, todas as terças e quintas-feiras à noite, das 19h00 às 20h00. Além disso, o professor coordena um projeto social intitulado “Capoeira na Praça”, que acontece aos domingos, onde a prática é aberta à comunidade no período da tarde. Crianças e adultos podem se juntar para aprender os fundamentos da capoeira de forma divertida e acessível.

Thiago também está retomando um projeto que leva a capoeira às escolas. O primeiro colégio a participar é a Escola Hermann Guenther, onde os alunos têm a oportunidade de praticar capoeira em horários alternados, nas quintas-feiras pela manhã e tarde, das 09h00 às 10h00 e das 15h15 às 16h15.

Arrecadação, eventos e patrocínios

A continuidade dos projetos exige arrecadação de fundos. Para isso, Thiago, junto a APAAC, está organizando a “Pastelada da Capoeira”, que ocorrerá no dia 26 de outubro no bairro Ribeirão Clara. O evento é promovido para vender pastéis e, assim, ajudar a financiar as atividades e projetos da capoeira em Pomerode.

A APAAC também está com espaço aberto para patrocinadores que desejam colaborar com o grupo, ajudando a fortalecer o projeto que reúne famílias e crianças de Pomerode. Para quem deseja patrocinar, poderá entrar em contato com o Professor de Capoeira Thiago Schöfer, pelo número: 47 9167-1264.

Com o crescimento da capoeira em Pomerode, que vem a cada dia ganhando mais espaço, e a formação dos alunos na modalidade, em breve mais medalhas e troféus virão para a cidade, já que, as competições serão disputadas em cidades diferentes, levando o nome de Pomerode pelo Brasil.

Competições e Resultados

Além das aulas e projetos, a capoeira pomerodense também se destaca nas competições. Um grupo de cinco atletas está se preparando para participar de um campeonato em Curitiba, que promete ser um importante teste para os jovens capoeiristas.

Foto: Thiago Schöfer – APAAC (Associação Pomerodense de Apoio à Arte e Cultura da Capoeira)

Thiago expressa confiança no desempenho dos alunos, lembrando que em competições anteriores, a equipe trouxe diversas medalhas e troféus para casa.

Rolar para cima