Nesta sexta-feira, dia 06, a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, através da Delegacia de Gaspar, realizou operação de combate à venda ilegal de medicamentos para emagrecimento, também conhecidos como “canetas emagrecedoras”.
Na ocasião foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar, em uma residência localizada no bairro Gasparinho.
A Polícia Civil, após receber denúncia anônima, monitorou o investigado e, com base na apuração do Setor de Investigação, constatou-se a venda do medicamento injetável para emagrecimento, denominada “Retatrutide”, realizada por meio da rede social do suspeito.
A partir da expedição do mandado de busca e apreensão, os policiais deram cumprimento, tendo sido encontrada a mesma substância anunciada através da rede social do suspeito.
Considerando que autor não se encontrava na residência, o material foi apreendido e, na sequência, realizada a instauração de inquérito policial, a fim de se apurar os fatos.
O delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, explica que o ato investigado é um dos crimes considerados mais graves pelo ordenamento jurídico brasileiro, previsto no Artigo 273, § 1º-B, I, V e VI, do Código Penal, em que se tutela a Saúde Pública, com pena de 10 a 15 anos de reclusão.
Martins alerta a sociedade sobre a compra de medicamentos por meios informais, especialmente por meio de redes sociais, sem prescrição médica e sem garantia de procedência
“Este tipo de produto pode ser falsificado, não autorizado pela ANVISA, além de estar armazenado de forma inadequada ou conter substâncias nocivas, o que pode acarretar graves riscos à saúde”.





