O trecho da BR-101 entre Palhoça (SC) e Curitiba (PR) deve enfrentar intenso movimento nesta quinta-feira (26), com estimativa de 394.926 veículos transitando ao longo do dia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Arteris Litoral Sul. O volume representa um aumento de 82% em relação a dias normais, concentrando o fluxo principalmente entre 8h e 19h.
Trecho Norte da BR-101 entre os mais perigosos do país
O elevado número de veículos nas estradas reforça os desafios de segurança em Santa Catarina. Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou que o trecho entre os km 200 e 210 da BR-101, na Grande Florianópolis, foi o mais perigoso do país nos últimos 12 meses, com 564 acidentes. Outros dois segmentos do estado também aparecem entre os dez mais críticos, totalizando 961 acidentes apenas na região da Grande Florianópolis.
No período de novembro de 2023 a outubro de 2024, Santa Catarina registrou 8.319 acidentes em rodovias federais, o segundo maior número do país, atrás de Minas Gerais. Apesar disso, a malha rodoviária catarinense é significativamente menor.
Operação inédita da PRF no período de alta temporada
Para reduzir irregularidades e melhorar o fluxo, a PRF montou uma operação inédita de motopoliciamento na BR-101, mobilizando 40 agentes, incluindo reforços de outros estados. A ação será mantida até 14 de janeiro e pode ser prorrogada até o Carnaval.
Entre as prioridades estão a fiscalização de acostamentos e marginais, além de infrações que agravam os congestionamentos. A recomendação para motoristas é evitar trafegar entre 8h e 19h e respeitar as normas de segurança.
Obras e alternativas para o futuro
Além das ações imediatas, o trecho Norte da BR-101 permanece no centro de discussões para melhorias estruturais. Em 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve definir obras no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul. Projetos como a Via Mar, uma rodovia paralela planejada para desafogar o fluxo, também estão entre as soluções a longo prazo.
A expectativa é que o movimento intenso no feriado de Natal seja um indicativo das demandas crescentes por infraestrutura na principal ligação rodoviária do estado.