Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Fotos: Divulgação / CBMSC

Bombeiros Militares de SC homenageiam veteranos em cerimônia do Centenário

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) institucionalizou, nesta segunda-feira, 18 de maio, uma homenagem permanente aos bombeiros militares veteranos da corporação.

A cerimônia aconteceu às 10h30min, na Praça dos Bombeiros, no centro de Florianópolis, e integrou a programação dos 100 anos do CBMSC. O reconhecimento foi feito no Dia Estadual do Bombeiro Veterano.

Durante o ato, o Comandante-Geral, Coronel BM Fabiano de Souza, assinou a portaria que oficializa a entrega anual de insígnias aos militares que ingressam na reserva.

A partir desta data, todo 18 de maio, no Dia Estadual do Bombeiro Veterano, os bombeiros militares que deixam o serviço ativo recebem uma gravata timbrada da corporação, com clipe e pin oficial do veterano. As bombeiras militares recebem, além do pin, um lenço timbrado do CBMSC.

A solenidade marcou o reconhecimento institucional a mais de 25 veteranos, entre oficiais e praças, que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço de proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente em Santa Catarina.

As primeiras unidades das novas insígnias foram entregues pelo Comandante-Geral aos homenageados presentes.

Uma das homenageadas foi a 3ª Sargento Adinair de Souza Silva Vieira, que ingressou na corporação em 1996, sendo a primeira mulher bombeira militar. Ela se aposentou em 2017.


Muito emocionada, relembrou a trajetória e agradeceu pela homenagem. “Ter esse momento de honra, ao lado dos meus amigos, dos coronéis, soldados, pessoas que trabalhei, é um momento de muita gratificação e memória”, destacou.

Memória viva da corporação

A celebração do Dia Estadual do Bombeiro Veterano carrega, neste ano, o simbolismo do centenário.

O CBMSC tem origem oficial em 26 de setembro de 1926, com a instalação da então Seção de Bombeiros da Força Pública do Estado, em Florianópolis, formada por 27 praças e um oficial.

Um século depois, a corporação está presente em 143 municípios catarinenses, com 193 quartéis e efetivo superior a 2.600 bombeiros militares, além de bombeiros comunitários, guarda-vidas civis voluntários e colaboradores.

“Os veteranos homenageados representam, em suas trajetórias individuais, parte significativa dessa história operacional. São coronéis e subtenentes que atuaram em ocorrências de grande complexidade ao longo das últimas décadas: incêndios estruturais e florestais, resgates em montanha, salvamentos aquáticos, atendimentos pré-hospitalares e operações em desastres naturais que marcaram o estado”, destacou o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza.

Homenagens pelo Estado

Além da capital, o CBMSC realiza simultaneamente diversas homenagens aos veteranos da corporação espalhados pelo Estado.

Cidades como Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí prepararam, em seus quartéis, eventos comemorativos chamados de ‘Café com Veteranos’.

Como o nome já diz, um momento descontraído com praças e oficiais sobre as histórias que os marcaram durante os dias trabalhados no CBMSC.

Em Canoinhas, além do café alusivo, houve a solenidade de inauguração da Galeria Virtual dos Veteranos na região.


Música também marcou cerimônia

A Banda de Música dos Bombeiros, em turnê estadual, também esteve no evento e apresentou parte do repertório que percorrerá Santa Catarina durante o calendário dos 100 anos de CBMSC.

Os próximos eventos estão programados para Itajaí, no dia 30 de maio, e Chapecó, em 09 de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBMSC

Rolar para cima
Rádio Pomerode
Política de Privacidade