Você sabia que, assim como os humanos, os pets também podem salvar outras vidas, com a doação de sangue?
Pois bem, é exatamente com isso que a veterinária pomerodense Allana Schoenfelder trabalha. Responsável pela Blood Pet Floripa, localizada em Florianópolis, a profissional vem conscientizando tutores a cadastrar seus pets neste banco de sangue veterinário.
“Nosso objetivo é bem similar ao banco de sangue humano, que é suprir clínicas e hospitais veterinários, com gatinhos ou cãezinhos enfermos e que necessitem de transfusão de sangue. Nós conseguimos ofertar bolsas de sangue de uma forma segura e ágil, mas também trabalhamos com a captação de doadores. Neste caso, explicamos para tutores que, caso seus animais se encaixem nos critérios de doação, que eles sejam nossos ‘pets heróis’”, destaca.
A veterinária ressalta que uma doação de sangue canina, por exemplo, pode salvar até quatro vidas. “E como os cães podem doar a cada três meses, um único cachorro pode salvar até 12 vidas em um ano. Os principais critérios são estar com uma idade entre um e oito anos. Além disso, os gatos têm que pesar, no mínimo, quatro quilos, e cães, no mínimo, 25 quilos para realizar a doação”, esclarece.
Allana também explica como funciona o cadastro dos pets.
“No primeiro contato, nós explicamos como funciona a doação e fazemos um questionário com as informações, onde verificamos se ele se encaixa no perfil. Depois de feito o questionário, se está tudo certo, nós passamos para o segundo passo, onde um dos nossos veterinários avalia o animal, através de um exame físico. Se estiver tudo bem, nós coletamos exames laboratoriais, como hemograma, avaliação do rim, do fígado e de doenças mais comuns e graves que circulam na corrente sanguínea. Depois desses exames, se estiver tudo bem, o pet é liberado para doar”.
Quem estiver interessado, pode entrar em contato com a Blood Pet Floripa, por meio do 48 98802-2866 ou pelo Instagram (@bloodpetfloripa).
“Em Pomerode, temos um ponto de coleta, em parceria com a Wunder Vet Bem Estar Animal, das doutoras Gabriela e Larissa. Os contatos podem ser feitos pelo Instagram (@wundervet_) ou pessoalmente, na Rua Hermann Ehmke, 80, sala 2, no bairro Wunderwald”, finaliza Allana.
Conheça mais sobre o trabalho da profissional, na entrevista acima.





