As equipes da Pomerwasser Ambiental estão concluindo a última etapa da implantação do coletor principal de esgoto do Ribeirão Areia, com o asfaltamento do trecho da rede localizado no entroncamento entre a Avenida 21 de Janeiro e a Rua Ribeirão Areia.
Os serviços tiveram início na segunda-feira, dia 12, e devem ser finalizados até esta quarta-feira, 14 de janeiro.
Durante a execução dos trabalhos, o trânsito permanece parcialmente interditado no local, com sinalização realizada pela Getran.
De acordo com a coordenadora de Obras da Pomerwasser, a engenheira sanitarista e ambiental Carolina Rodeiro Nunes, a instalação do coletor de esgoto exigiu mais tempo e dedicação das equipes em razão da complexidade da obra.
A tubulação utilizada possui diâmetros de 150 e 200 milímetros, e as escavações chegaram a até cinco metros de profundidade.
“Prezamos pela segurança dos operários e foi necessário redobrar a atenção com o sistema de contenção do solo. Além disso, em alguns trechos as obras precisaram ser realizadas aos finais de semana, por uma questão logística relacionada ao trânsito e para reduzir o impacto na rotina dos moradores”, explicou a engenheira, que acompanha diariamente a execução dos serviços.
Carolina também destacou que intervenções em saneamento envolvem diferentes etapas e podem gerar impactos temporários.
“Obras de saneamento geram transtornos pontuais, pois envolvem escavações, múltiplas fases e estão sujeitas às condições climáticas e de trânsito. No entanto, os benefícios do tratamento de esgoto são permanentes e essenciais para o futuro sustentável da cidade”, completou.
Todas as obras nos trechos da Avenida 21 de Janeiro e da Rua Ribeirão Areia já foram concluídas. A próxima etapa, prevista para iniciar nos próximos dias, contemplará mais de 20 ruas adjacentes da região, complementando a chamada Bacia 21.





