Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Polícia Civil deflagra operação de combate ao envenenamento de animais

A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau (DPA), vinculada à Divisão de Investigação Criminal (DIC), deflagrou nesta terça-feira, dia 13, uma operação de cumprimento de mandados de busca e apreensão, no bairro Testo Salto.

Durante a diligência, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi localizada provável substância conhecida popularmente como “chumbinho” – veneno altamente tóxico frequentemente utilizado para matar animais domésticos -, além de arma de fogo e munições sem registro.

A operação teve origem em investigação que apura a morte suspeita de gatos na região.

Segundo as apurações, moradores relataram o desaparecimento e a morte de felinos com sintomas compatíveis com envenenamento, o que motivou a representação pela medida judicial.

No local, os policiais encontraram o veneno acondicionado em uma garrafa pet e em um saco plástico, guardados em cômodos da residência.


O morador, um homem de 63 anos, foi preso em flagrante pela posse irregular de arma de fogo (revólver calibre .22) e munições de diferentes calibres, além de uma armadilha artesanal para captura de animais.

A Delegacia de Proteção Animal ressalta que o uso de veneno para matar animais configura crime de maus-tratos, previsto no art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de dois a cinco anos de reclusão, quando a vítima é cão ou gato.

Já o comércio e a posse de “chumbinho” (carbamato/aldicarbe) também são proibidos pela Anvisa desde 2012.

As investigações prosseguem para apurar a eventual participação do suspeito nas mortes de animais registradas na região. A substância apreendida foi encaminhada para perícia.

A Polícia Civil solicita que moradores que tenham informações sobre envenenamento de animais ou que tenham perdido pets em circunstâncias suspeitas entrem em contato pelo Disque Denúncia 181 (ligação gratuita e anônima).

Rolar para cima
Rádio Pomerode
Política de Privacidade