O Concurso de Osterbaum da Rota do Enxaimel, em Pomerode, chega na quarta edição com 88 inscritos, 18 da categoria associados e 70 de moradores. Este número é recorde, superando em 15 árvores o registrado em 2024.
As inscrições se encerraram no domingo para moradores e empresas do bairro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo. Segundo o regulamento, para participar era necessário fazer a inscrição até o dia 6 de abril e ter uma árvore de Páscoa visível da rua.
O Concurso Osterbaum Rota do Enxaimel é organizado pela Associação Rota do Enxaimel e valoriza a criatividade, harmonia e quem preserva a tradição de usar casquinhas naturais em galhos secos de árvores. Neste ano, serão premiados o primeiro e segundo lugar da mais bela árvore, o primeiro e o segundo lugar da maior árvore, uma exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições.
Quem passar pelos 16 quilômetros da Rota do Enxaimel e de suas transversais durante a Osterfest vai deparar com árvores de todos os tipos, desde as com ovos naturais de diferentes aves domésticas, as decoradas com fitas de cetim e também envolvidas em tecido ou pintadas à mão.
A comissão julgadora foi composta por três pessoas indicadas pela Associação Rota do Enxaimel, excluindo seus membros, visando à imparcialidade na avaliação. Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora; Maurício Nienow, consultor da Associação Comercial de Pomerode; e Elton Hoffmann, tesoureiro da Rota Raízes Germânicas participaram nesta terça-feira da avaliação das árvores de Páscoa.
O resultado será divulgado no dia 13 de abril, domingo, nas redes da Rota do Enxaimel e na imprensa. Os responsáveis pelas árvores vencedoras receberão kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel. Um sorteio premiará dois participantes dos 70 moradores inscritos.
Por Assessoria – Rota do Enxaimel