Com a chegada de 2025, os brasileiros que apreciam uma folga prolongada já podem comemorar. Este ano promete ser mais generoso com os chamados “feriadões” em comparação a 2024, permitindo nove oportunidades de emendar datas com os finais de semana.
Ao todo, são 11 feriados nacionais em 2025, incluindo o Dia da Confraternização Universal, celebrado no primeiro dia do ano. Além disso, há datas de pontos facultativos, como o Carnaval, nos dias 3, 4 e 5 de março, marcando o primeiro feriadão prolongado do ano para muitos.
Primeira metade do ano com cinco feriados
O primeiro semestre está recheado de possibilidades. Em abril, a Sexta-feira Santa (18) e a Páscoa (20) formam o segundo feriadão do ano. Na sequência, o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, cai em uma segunda-feira, garantindo mais um final de semana prolongado.
Em maio, o Dia do Trabalhador (1º) e Corpus Christi (10 de junho) também trazem oportunidades para descansar ou viajar, pois ambos caem em quintas-feiras.
Segundo semestre: menos feriadões, mas com destaques
O ritmo desacelera no segundo semestre, com apenas dois dos seis feriados nacionais permitindo emendas. O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro, ambos caem em quintas-feiras, garantindo folgas prolongadas.
Já outras datas, como o Dia da Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), caem em domingos, enquanto a Proclamação da República, no dia 15 de novembro, será celebrada em um sábado.
Pontos facultativos e datas locais
As vésperas de Natal e Ano Novo, que são pontos facultativos, caem em quartas-feiras. Dependendo do estado e do município, outras datas comemorativas poderão permitir mais feriadões ao longo do ano, aumentando ainda mais as oportunidades para quem gosta de planejar com antecedência.