Em entrevista à Rádio Pomerode sobre Medicina de Família, o Dr. João Padua, Clínico Geral e Médico de Família em Pomerode, abordou a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo da saúde dos pacientes.
Dr. João Padua explicou que a Medicina de Família oferece uma visão ampla do paciente, considerando aspectos físicos, sociais e familiares para fornecer um atendimento integral, essencial em diferentes etapas da vida, desde o nascimento até a terceira idade.
O papel do Médico de Família é, principalmente, preventivo, e seu trabalho é baseado em consultas de rotina, orientações sobre hábitos de vida, acompanhamento de doenças crônicas e suporte à saúde mental.
Segundo o médico, “a medicina de família e comunidade permite resolver cerca de 85% dos problemas de saúde comuns, evitando que condições se agravem e necessitem de encaminhamento a especialistas.” Ele explica que essa atuação abrange desde a orientação sobre vacinas para crianças até o monitoramento de hipertensão, diabete e outras doenças crônicas em adultos.
A Medicina de Família, segundo Dr. João Padua, visa estabelecer uma relação de proximidade e confiança entre o médico e o paciente, acompanhando o histórico e os hábitos da família, que são muitas vezes fatores que impactam a saúde. “Conhecer o contexto familiar e social do paciente ajuda a identificar riscos e promover um cuidado mais abrangente,” explica.
Com isso, é possível implementar uma abordagem preventiva, que pode contribuir para evitar condições mais graves e melhorar a qualidade de vida da população.
Interessados em saber mais e conhecer o trabalho de um Médico de Família, o Dr. João Padua atende na Clínica Integra Saúde, localizada na Rua dos Atiradores, n.º 116, ou ainda, podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp da Clínica Integra Saúde, no número (47) 3380 4911 ou CLICANDO AQUI.