Começa nesta quarta-feira, dia 14, a 41ª Festa Pomerana, em Pomerode. Até o dia 25 de janeiro, o tradicional evento da cultura germânica no Vale Europeu espera receber 90 mil visitantes.
Para a edição 2026, além da cultura, da música típica, dos desfiles, da gastronomia alemã e do chope artesanal gelado, a festa está cheia de novidades.
O Pavilhão Cultural, por exemplo, está 40% maior e passa a concentrar as apresentações típicas, incluindo os encontros de Dança Folclórica, de Tocadores de Teufelsgeige, de Tocadores de Bandoneon e das Realezas.
Também é novidade a transferência do Concurso de Realezas, no último dia de festa, para o Pavilhão Cultural.
Em 2026, a Pomerana terá 27 climatizadores evaporativos distribuídos pelos ambientes para melhorar o conforto térmico dos visitantes. Na área de segurança, pela primeira vez haverá reconhecimento facial, monitoramento por drones e o uso de cães.
“Nossa festa já é historicamente muito segura, temos pouquíssimas ocorrências. Com a tecnologia, vamos aprimorar ainda mais os controles para garantir que essa característica da Festa Pomerana seja preservada”, avalia o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Goede.
Outra inovação desta Festa Pomerana é a realização de mais um desfile, de um total de oito. Ele será no dia 21 de janeiro, aniversário de emancipação política do município.
No cardápio, além das opções típicas no sistema de bufê e também à la carte, os visitantes encontrarão lanches variados e uma oferta variada de cervejas artesanais.
Pela primeira vez, a Associação das Microcervejarias de Pomerode estará representada no evento, com rótulos produzidos na cidade. A Maestro é a cervejaria oficial do evento.
“Quero fazer um convite de coração aberto: venha viver a 41ª Festa Pomerana junto com a gente. É tempo de celebrar a nossa cultura, a nossa tradição. A Festa Pomerana é feita com cuidado, com qualidade e com muita alegria. É o momento de valorizar os costumes da nossa gente, reunir famílias, amigos e receber bem quem vem conhecer a nossa Pequena Alemanha”, afirma o prefeito de Pomerode, Rafael Ramthun.







