Na noite desta quarta-feira, 23 de abril, no auditório da Prefeitura de Pomerode, o prefeito Rafael Ramthun e o vice-prefeito Daniel Buerger apresentaram, o balanço dos primeiros 100 dias de governo. A apresentação teve transmissão ao vivo através do canal no YouTube da Prefeitura de Pomerode e, contou com os veículos de comunicação local.
Os secretários municipais, prefeito e vice detalharam os principais avanços da gestão, que já executou mais de 40% das propostas previstas no plano de governo.
O prefeito Rafael destacou o recebimento de mais de 400 currículos e as mais de 150 entrevistas realizadas para a ocupação dos cargos comissionados, além de reforçar que estes possuem, em sua totalidade, capacidades técnicas ou experiência na área.
“Assumimos o compromisso de transformar a gestão pública em algo mais próximo das pessoas. Os resultados que já estamos colhendo demonstram que ouvir, planejar e agir com responsabilidade faz toda a diferença”, destacou o prefeito Rafael Ramthun.
O vice-prefeito Daniel Buerger enalteceu o trabalho realizado nos primeiros dias de Governo, sendo este resultado de uma equipe coesa e comprometida. “Cada realização é reflexo do poder do diálogo, do esforço de uma equipe empenhada e serviço público com propósito. Seguimos juntos, com humildade e coragem, construindo uma gestão que trabalha por e para as pessoas”.
A apresentação também contou com a presença de vereadores, entidades locais, servidores públicos, comunidade e a imprensa.
SECRETARIA DE GOVERNO
Na Secretaria de Governo, comandada por Mike Andrew Moretti, foi elaborado o Planejamento Estratégico Municipal e estruturado o setor de captação de recursos. A transparência também é um dos destaques com a apresentação dos currículos de todos os servidores comissionados. A secretaria também estuda projetos especiais, como a comercialização de créditos de carbono, PPP da Iluminação Pública e Plano de Concessões. A redução em 49% com os gastos em publicidade, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e a participação em 100% das sessões da Câmara também foram estão na lista de realizações da Pasta.
SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E INTEGRIDADE PÚBLICA
A Secretaria de Transparência, Controle e Integridade Pública, sob a liderança da secretária Sabrina Furlani, lançou o projeto Fala Pomerode que já realizou mais de 200 atendimentos, ouvindo a comunidade e destacando demandas nas áreas de obras, iluminação e saúde. Também houve investimento na capacitação de servidores para aprimorar a fiscalização de contratos e a análise de prestações de contas de subvenções no valor de R$ 1,5 milhão, fortalecendo a transparência e o controle na gestão pública.
SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
Na Secretaria de Saúde, comandada por Alfredo João Berri, os esforços se concentraram em ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Foram realizados 5.762 exames e consultas pela Secretaria de Saúde, com R$610.696,45 investidos. Além disso, em parceria com o Hospital e Maternidade Rio do Testo, foram feitos 1.258 exames e consultas. O repasse ao hospital foi ampliado para mais de 1 milhão por mês, e houve ampliação de serviços, incluindo plantões 24h ginecológicos e obstétricos, além de ampliação no plantão de bucomaxilofacial, no sobreaviso de psiquiatria e o sobreaviso de cardiologia. Foram iniciados projetos de reformas e ampliações nas Unidades de Saúde, com foco no conforto e qualidade no atendimento, e avançaram as tratativas para a ampliação do Centro de Imagem com investimento de R$6 milhões pelo Governo do Estado. Além disso, está em andamento o projeto de aquisição de um aparelho de ultrassom próprio, aumentando a autonomia e agilidade nos atendimentos. A realização de exames dentro do município também está sendo estudada, com parcerias e credenciamento de clínicas, reduzindo a necessidade de deslocamento. Foi também realizada uma análise de viabilidade para ampliação do horário de atendimento nas Unidades de Saúdenos bairros Testo Rega e Testo Central, com o objetivo de otimizar o acesso da população aos serviços de saúde.
Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, também sob a gestão de Alfredo Berri, foi implantada a Vigilância Socioassistencial, aprimorando as ações com base em dados diagnósticos. No Serviço de Família Acolhedora, mais de 10 novas famílias foram capacitadas e credenciadas, superando outras cidades da região. O CREAS e o CRAS intensificaram as atividades de superação de vulnerabilidades, com grupos de apoio como mulheres vítimas de violência doméstica, pais e guardiões, adolescentes em vulnerabilidade, e grupos reflexivos para homens e mulheres. Além disso, o encaminhamento de beneficiários do Bolsa Família ao SINE tem incentivado a inserção no mercado de trabalho e a autonomia financeira das famílias.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Já a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, sob responsabilidade de Alexandre Gevaerd, iniciou o diagnóstico do Plano Diretor, com foco na desburocratização de processos urbanísticos. Também foi elaborado um Plano de Gestão e Proteção Ambiental, voltado para a preservação das margens do Rio do Testo. O projeto Pomerode Verde incluiu o reflorestamento com árvores nativas e a distribuição de mudas, além da retomada do plano de arborização urbana. A revitalização da Avenida 21 de Janeiro foi concluída antes do prazo, com pavimentação asfáltica entregue. Na área de mobilidade, o Novo Plano de Circulação Viária iniciou com obras nas rotatórias da Rua Ribeirão Herdt e Rua Dálcio Gutz, além de alterações no trânsito da Praça Jorge Lacerda. Outras obras em andamento incluem a ponte entre a Rua 15 de Novembro e a Rua dos Atiradores, além da drenagem e pavimentação de várias ruas. Para o futuro, estão previstas mudanças relacionadas à passarela na Avenida 21 de Janeiro e o Projeto do Anel Viário, que consiste na ampliação da Avenida no sentido norte e sul. A revitalização do Cemitério dos Imigrantes e novos projetos de urbanização, como os Parques Ribeirão Souto e Morro Strasmann, também estão em andamento.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, sob gestão de Júlio Utech, realizou 1.133 atendimentos, com destaque para 435 atendimentos veterinários, 130 inseminações e 568 serviços de patrulha mecanizada. Também houve a retomada da emissão do INCRA e da inspeção municipal, ampliando os serviços à população rural. A secretaria passou por uma otimização dos processos internos, com foco em eficiência e identificação de gargalos, e agora conta com 100% da frota rastreada via satélite, inclusive em áreas de sombra. Entre os destaques futuros estão o desenvolvimento do Horto Municipal, a campanha de distribuição de mudas frutíferas prevista para maio e a aquisição de novos equipamentos, como trator, veículo para atendimento veterinário e ultrassom.
SECRETARIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E FAZENDÁRIA
Na Secretaria de Gestão Administrativa e Fazendária, liderada por Maria Angélica Faggiani, a capacitação permanente dos servidores em áreas como licitação e recursos humanos é um dos destaques, além de 25 servidores de carreira estarem ocupando cargos comissionados. A realocação legal de servidores do SAMAE a outros setores da Prefeitura, que entre outubro de 2023 a março de 2025 gerou um custo de cerca de R$ 1,2 milhão em folha de pagamento, uma vez que os servidores de carreira ficaram sem função, também foi outra ação de destaque. Visando o bem-estar dos servidores, um refeitório também foi implantado. Além disso, a modernização dos processos administrativos, com digitalização de protocolos e consultas, e a implementação de avaliação de desempenho dos cargos comissionados.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA
A Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (SEFE), sob a liderança de Neuzi Schotten, promoveu avanços inéditos. O retorno antecipado nos Centros de Educação Infantil (CEIs) possibilitou o atendimento de 216 crianças, e o tempo integral foi restabelecido para crianças de 4 e 5 anos, criando 172 vagas com 153 matrículas já efetivadas. Além disso, o tempo parcial foi reativado no ciclo de alfabetização, oferecendo mais flexibilidade para as turmas de 1º e 2º anos. Uma das conquistas mais importantes foi o fim da fila de espera nos CEIs, que, em janeiro, contava com 159 crianças aguardando vagas, mas que já não existem mais. O projeto “Rumo ao Ensino Médio” impactou 392 alunos, com ações contínuas voltadas para o conhecimento das opções de ensino médio no município e para o fortalecimento emocional dos estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganhará um novo espaço, com aulas no antigo prédio do SENAI e ampliação do atendimento, agora também no turno da manhã, atendendo pessoas que não completaram o Ensino Fundamental. A implantação das disciplinas de musicalização e teatro no período integral promovem o desenvolvimento artístico dos alunos. Também houve a padronização do horário de atendimento nos CEIs, funcionando agora das 7h às 17h45min. Outras ações destacam-se pelo fortalecimento da parceria com as APPs (Associações de Pais e Professores), além da elaboração do diagnóstico para a construção da Política Municipal de Educação Especial. A segurança nas unidades escolares também foi aprimorada, 7 CEIs e 2 escolas agora contando com Cercamento Digital. As obras realizadas no primeiro trimestre somaram mais de R$ 1.300.000,00, incluindo manutenções prediais, como pátios, telhados, pinturas e afins em 11 CEIs e 10 escolas.
A revitalização e construção da cobertura da quadra de esportes da Escola Vidal Ferreira com investimento de mais de R$ 400 mil reais, e a instalação de equipamentos de informática em 11 CEIs e 10 escolas também fazem parte dos avanços na educação nos primeiros dias de Governo.
DEFESA CIVIL
Na Defesa Civil de Pomerode, sob a coordenação de Germaine Aline Bernhardt, houve o aprimoramento do sistema de geração de protocolos, com 81 registros, 72 vistorias e 60 relatórios finalizados. Após 10 anos, foi iniciada a reformulação do Plano de Contingência (PLANCON), já deliberado pelo Conselho Municipal e com audiência pública marcada. Entre os destaques também estão a criação de normativa específica para corte de árvores, a implantação do plantão 199 nos fins de semana, e o resgate do Conselho de Defesa Civil, agora mais atuante. A atuação solidária também marcou este início, com ações de apoio a Gaspar, auxílio em situações de incêndio e apoio ao Estado nas podas de árvores com risco de queda eminente na SC-110.
PROCURADORIA-GERAL
Na Procuradoria-Geral do Município, Giscard Bertoldi reforçou a assessoria jurídica contínua a todas as secretarias, além de realizar a reavaliação dos processos de desapropriação, assegurando a proteção do erário. Entre as ações, destaca-se ainda o Decreto nº 4508, que institui um processo administrativo para responsabilizar maus prestadores de serviço. Por fim, iniciou-se um processo de modernização interna, com a digitalização dos processos e a reestruturação do acompanhamento jurídico da administração.
SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Na Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, comandada por Manfredo Zmazek Goede, a 40ª Festa Pomerana recebeu mais de 77 mil visitantes, com destaque para a criação do Espaço Sensorial para crianças autistas, promovendo inclusão e acolhimento. A secretaria agora conta com nova sede no Portal Sul, reunindo todos os servidores e promovendo maior integração. Também está em andamento à reestruturação da Casa do Artesão, com acessibilidade e melhor infraestrutura. Avançaram ainda projetos como a reforma do Centro Cultural, a revitalização do Museu Pomerano (iniciada pela reforma do telhado) e a implantação de nova sinalização turística. A reformulação do Conselho Municipal de Turismo, que passa a ser deliberativo, e a realização da primeira edição do Cultura na Praça, reforçam o compromisso com a cultura e a participação da comunidade.
No desenvolvimento econômico, na Sala do Empreendedor 250 novos MEIs foram abertos e 426 atendimentos realizados. Já o SINE realizou 263 atendimentos com 96 encaminhamentos. Além disso, Pomerode avança com a integração com o Conecta AMVE e CIB Blumenau, com o objetivo de fomentar a inovação e fortalecer parcerias regionais, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade.
GERÊNCIA DE TRÂNSITO
A atuação da GETRAN, sob a liderança de Daniel da Luz, foi redefinida, priorizando a conscientização no trânsito, com mais de 400 atendimentos, 1717 julgamentos de autuações e a instalação de 62 novas placas de rua. Foi criado o Setor de Sinalização, com a realocação de servidores e resultados expressivos: 289 limpezas de placas, 95 trocas de balizas e 195 novas placas de regulamentação instaladas. O projeto Trânsito nas Escolas já impactou 979 alunos e 140 colaboradores, promovendo educação desde cedo, tendo um alcance maior que o registrado em todo o ano de 2024. Além disso, 11.470 metros quadrados de vias foram revitalizados com nova pintura e sinalização. Também foi implantado o estacionamento exclusivo para ônibus de turismo na Praça Jorge Lacerda, garantindo mais organização e segurança para visitantes e motoristas.
SECRETARIA DE OBRAS E SAMAE
Na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, liderada por Moacir Rosa, foi implementado um cronograma de obras e serviços urbanos, que já contabilizou 371 solicitações atendidas, incluindo 65 km de patrolamento e 32 km de macadamização. Além disso, foi feito o diagnóstico das obras do sistema de mutirão, com a regularização das pendências. A abertura do canteiro na Praça Jorge Lacerda reduziu o trânsito de maquinário pesado no centro da cidade. Também foram realizadas intervenções como a operação tapa-buracos na SC-110 e roçadas na Rua Presidente Costa e Silva. Além disso, houve o planejamento e exceução de obras no CEI Ruth Koch e na escola Olavo Bilac. A reestruturação de cronogramas e reavaliação técnica para retomada de outras obras.
No Samae, foi elaborado um plano de melhorias para a coleta de resíduos, em parceria com o CIMVI, reforçando a sustentabilidade do serviço.
SECRETARIA DE ESPORTES, EVENTOS E LAZER DE POMERODE
A Secretaria de Esportes, Eventos e Lazer, sob o comando de Célio Schlingmann, implantou o sistema PlacarSoft, facilitando o controle de atletas e competições. O Ginásio de Esportes passou por intervenções para garantir o uso simultâneo com outros eventos, e foi contratada uma coordenação para o Paradesporto, com aprovação do Conselho Municipal de Esportes. A reformulação do Projeto Bolsa Atleta busca valorizar talentos locais, enquanto os calendários de atividades incluem Competições Comunitárias, Jogos Estudantis e ações para a Melhor Idade. Além disso, está em andamento o Projeto Atleta Olímpico focado no suporte e formação de atletas para as Olimpíadas.
Por ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE
Detalhes e apresentação completa você confere na transmissão que foi realizada ao vivo: