Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Novas leis consolidam tradições culturais de Pomerode e Ascurra

Estado sancionou a lei 18.927 que transformou a cidade de Pomerode, na Capital catarinense do Enxaimel.

20240617115706.jpg Foto: Visite Pomerode

A partir de agora, o município de Pomerode se transformou na Capital Catarinense da arquitetura Enxaimel e a cidade de Ascurra foi oficialmente instituído como o berço da colonização Vêneta no estado.  Essas duas iniciativas parlamentares integram uma lista de 57 matérias - entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, moções, indicações -  que foram aprovadas pelo Parlamento durante o Programa Alesc Itinerante, que aconteceu em Blumenau, em maio, e que foram transformadas recentemente em leis pelo governo do Estado.

De autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD),  a lei 18.922 instituiu Ascurra, localizado no Alto Vale do Itajaí, um município de colonização italiana de 7.500 mil habitantes e que tem na agricultura familiar a sua força motriz, como o “ berço da colonização Vêneta no estado. Ainda de autoria de Bernardes, o governo do Estado sancionou a lei 18.927 que transformou a cidade de Pomerode,  também localizada no Alto Vale do Itajaí, na Capital catarinense do Enxaimel. Em Pomerode existem aproximadamente 50 casas neste estilo de construção trazida por imigrantes alemães para Santa Catarina.

Patrimônios Culturais

Além dessa matéria, outras três iniciativas viraram leis estaduais e foram aprovadas durante o Programa Alesc Itinerante em Blumenau, onde foram priorizados projetos de interesse da região do Vale do Itajaí.

Foram sancionados as leis 18.924 e 18.925, também de autoria do deputado Napoleão Bernardes, que reconheceram a lingüiça Blumenau e o queijo  Kochkaese patrimônios culturais e imateriais do Estado.

Rota Turística do Tiro

Outro destaque foi a sanção da lei 18.926, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que incluiu o município de Itajaí na  Rota Turística do Tiro no Estado. 

Ao todo cinco projetos de leis aprovados durante o Programa Alesc Itinerante foram sancionados pelo governo do Estado. Vale destacar que o Programa Alesc Itinerante, que propõe a descentralização das atividades parlamentares, faz parte do calendário de comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Por AGÊNCIA AL










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.