Samae faz trabalhos noturnos para identificar vazamentos

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no Sistema de Abastecimento de Água, o Samae Pomerode está realizando pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes de distribuição.

Nos últimos dias, a equipe técnica do Samae tem percorrido o bairro de Testo Central durante a madrugada e inspecionando as redes de distribuição com o uso do geofone.

O geofone é um equipamento que serve para escutar ruídos na terra, permitindo identificar a localização de vazamentos não visíveis no subsolo. Com o seu auxílio, é possível realizar o conserto com mais eficácia, já que permite que a intervenção na pavimentação ocorra o mais próximo do local do vazamento.

Este serviço é realizado durante a madrugada, pois é quando há menos barulho nas ruas, facilitando a escuta, e quando a pressão nas redes é maior, intensificando os vazamentos. Nesta semana de trabalho foram localizados 6 vazamentos, 3 deles de grande porte, e realizado o seu conserto. Esta ação, além de diminuir as perdas e o desperdício de água, aumentará a pressão na rede de distribuição. Esse trabalho continuará nas próximas semanas.

Trata-se de um trabalho de extrema importância, visto que os ganhos com a redução de perdas de água podem ter impactos em termos de custos e investimentos, além de garantir mais segurança na distribuição de água e melhorar o abastecimento.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Pomerode

Foto: ASCOM - Prefeitura de Pomerode

Data: 03/09/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio Pomerode.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System