Mais de 50 pomerodenses terão acesso à cirurgia de catarata

Cerca de 50 pomerodenses serão beneficiados com cirurgias de catarata. O procedimento ocorrerá até o dia 22 de agosto, em forma de mutirão, no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros. Esses pacientes serão encaminhados para avaliação pré-cirúrgica da equipe e se comprovada a necessidade cirúrgica, já realizarão o procedimento.

O mutirão do “Projeto Ver” é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. Servidores da Secretaria de Saúde de Pomerode estiveram nesta manhã prestando apoio e conduzindo os primeiros procedimentos, além disso uma Enfermeira e uma Técnica de Enfermagem passaram o dia auxiliando no mutirão, acompanhadas de outros integrantes da Secretaria de Saúde de Pomerode que foram esclarecer possíveis dúvidas do pacientes. 

“Com essa ação, vamos zerar praticamente a fila de espera para cirurgias desta espécie. Alguns pacientes optaram por não se submeterem ao procedimento na cidade de Rio dos Cedros, aguardando por opção a realização das cirurgias aqui no município. Importante destacar que foram consultados todos que aguardavam", explicou o Secretário de Saúde de Pomerode, Marcos Bonmann. 

A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, dos quais 350 mil são no Brasil. A doença ocorre devido a um processo de opacificação do cristalino, uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Com o aparecimento da catarata, o cristalino se torna opaco, impossibilitando a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Não há colírios ou óculos que eliminem a doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia, um procedimento simples e rápido com anestesia local.

A catarata atinge aproximadamente 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos. Dados do Ministério da Saúde ainda revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de catarata por ano.

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pomerode

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pomerode

Data: 21/08/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio Pomerode.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System