Pomerode recebe visita de estudantes do Piauí

Pesquisar a fundo as tradições europeias, conhecer o alemão aprendido em escolas de outras regiões do Brasil e comparar com o ensino bilíngue da rede pública de ensino de Pomerode. Conhecer a vida, o cotidiano, as paisagens e o modo de vida dos pomerodenses que ainda carregam na sua veia as tradições, os laços familiares e os costumes trazidos pelos imigrantes europeus ao Vale do Itajaí.

 
Foi com este objetivo que o Educandário Santa Maria Goretti, de Teresina (PI), viajou mais de 2500 km e partiu rumo a Pomerode para conhecer de perto a área urbana e também a área rural da cidade mais alemã do Brasil. Duas turmas de ensino fundamental do educandário se deslocaram até o Vale do Itajaí para conhecer a região. Em Pomerode, pontos como a Escola Básica Municipal Doutor Amadeu da Luz e também a Casa Siewerdt, em Testo Alto, foram visitados. 
 
A equipe de reportagem da Rádio Pomerode acompanhou parte da visita, que aconteceu nesta terça-feira, orientada pelo turismólogo Ronald Kreidel. Na Escola Dr. Amadeu da Luz, os alunos teresinenses puderam interagir e cantar com os alunos pomerodenses músicas típicas alemãs e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a vida de brasileiros que aprenderam a falar primeiro o alemão em casa com os pais e os avós, antes de aprender o português na escola.
 
Em entrevista à Rádio Pomerode, a diretora do Educandário Santa Maria Goretti, Tércia de Moraes Leal, e o turismólogo Ronald Kreidel falaram sobre a importância da valorização da educação na vida da sociedade e da diversidade cultural que o Brasil representa a nível mundial.
 
Ouça abaixo a íntegra desta entrevista.

Data: 15/08/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio Pomerode.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System