Palestra sobre grafologia compõe calendário cultural da cidade

A Sala de Cinema do Centro Cultural de Pomerode será ambiente para que o autoconhecimento seja aprimorado através da grafologia. No dia 25 de abril (quarta-feira), com início às 18h30min, a palestra gratuita será ministrada pela renomada psicóloga Ilse Calen, especialista em grafologia e terá como tema: Traços de personalidade nos traços da escrita - É possível modificá-los?.

O evento tem como público-alvo profissionais e estudantes das áreas de Saúde (Psicologia, Medicina, Psiquiatria, Homeopatia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, e áreas afins); Educação (Pedagogia, Psicopedagogia, Educação Inclusiva, e áreas afins); Organização (Administração, Gestão, Treinamento, RH, e áreas afins); e interessados em busca do autoconhecimento.

Segundo a palestrante, o objetivo é proporcionar aos participantes uma introdução à Grafologia como conhecimento para análise de sua escrita, expor os conceitos básicos da técnica grafológica e suas áreas de aplicação e evidenciar os principais fatores e benefícios da Grafoterapia, como instrumento terapêutico que permite esta busca do autoconhecimento. “É a conscientização de um novo olhar sobre si mesmo e uma possibilidade de mudança do nosso jeito de ser, já que o próprio sujeito tem uma participação ativa neste seu processo de transformação”, declara Ilse Calen.

O objetivo principal do estudo da Grafologia é a máxima gravada no portal do templo de Apolo, em Delfos, na Grécia, "Conheça-te a ti mesmo". A Grafologia é uma ciência experimental que estuda e interpreta o caráter, o temperamento e a personalidade da pessoa a partir da análise de sua escrita. Técnica bastante utilizada como ferramenta complementar para recrutamento e seleção em Recursos Humanos.

“Já que o ato de escrever é o resultado de comandos cerebrais que, por sua vez, são influenciados pela área das emoções, todos os traços do comportamento, humor, conflitos, potencial, sentimentos, aptidões, ressentimentos, raiva, etc., são expressos e visíveis na sua escrita. Se a análise grafológica detectar alguns traços negativos, tais como baixa autoestima, mal-estar, angústia, irritabilidade, estes poderão ser amenizados ou até mesmo extinguidos pela Grafoterapia. É uma técnica que visa a reeducação do gesto gráfico através de exercícios de escrita diários que, na medida em que modificam redes neuronais no cérebro, simultaneamente transformam traços de sua personalidade, consequentemente, atenuando e tratando sintomas de indisposição, depressão, transtorno do pânico, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, anorexia, bulimia, entre outros. Ou, seja, é uma ferramenta terapêutica que nos auxilia na redução e prevenção de inúmeros distúrbios psicofisiológicos, promovendo o autoconhecimento que é fator fundamental para o crescimento pessoal e consequentemente uma melhor qualidade de vida”, argumenta a palestrante.

Ilse Calen é graduada em psicologia pela IBMR Laureate International Universities (Rio de Janeiro), pós-graduada em Neurofisiologia pela IBMR Laureate International Universities (Rio de Janeiro), especialista em Grafologia - Berufsverband geprüfter Graphologen/Psychologen e.V. (Associação de Profissionais de Grafologia e Psicologia), Alemanha, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia - Uniasselvi Blumenau, psicóloga voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Pomerode, atende internos na Casa da Solidariedade de Pomerode, aplicando Psicoterapia e Grafoterapia, ministra Cursos de Grafologia abertos, in company e faculdades, Promove palestras, workshops e seminários, consultora em Grafologia, conferencista nacional e internacional, realiza atendimento psicoterapêutico e grafoterapêutico individual ou em grupo, em consultório particular e em instituições.

Inscrições:

Devido o número limitado de vagas, as inscrições para a palestra devem ser feitas através do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1h5KYKBbs4IBwdnSi1hCLRY9qVbzUhNDcfbiu82YdCslIvg/viewform

Data: 13/04/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio Pomerode.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System