Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Pomerode registra redução nos índices de criminalidade

Executivo municipal e polícias Civil e Militar apresentaram o balanço positivo no setor de Segurança

20230117164156.jpg Foto: Willian Rosa - Testo Notícias

Na tarde de terça-feira, dia 17, o prefeito de Pomerode Ércio Kriek, o vice-prefeito Chico Hass, o delegado da Polícia Civil de Pomerode, Antonio Godoi, e o comandante da Polícia Militar, tenente Felipe Peixoto Chaves, concederam uma coletiva à imprensa para falar sobre as ações que resultaram na diminuição dos índices de criminalidade na cidade.  

 

O principal fator destacado por eles foi a união de todos os setores da sociedade civil organizada e comunidade em favor da segurança pública. Tenente Peixoto e delegado Godoi destacaram os benefícios que o cercamento digital traz à atuação das forças de segurança. Pomerode possui Câmeras OCR’s e de monitoramento. “São 20 câmeras com tecnologia de leitura automática de placas (OCR) e outras 200 câmeras de monitoramento”, destaca o prefeito Ércio Kriek.

De acordo com o chefe do Executivo, o município busca ampliar esse número. Além disso, o sistema implantado em Pomerode e a efetividade que ele tem demonstrado como ferramenta para atuação das polícias Civil e Militar tem despertado a atenção de outros municípios. “Esperamos que cidades vizinhas adotem o sistema e que isso resulte em mais segurança para toda região”, destacou Kriek.

O vice-prefeito Chico Hass pontuou a satisfação em poder apresentar números tão positivos para toda população. “Estamos aqui para passar essa informação positiva para a comunidade, isso graças à junção de esforços tanto da Polícia Civil, Polícia Militar, Executivo, Legislativo, Judiciário e comunidade. É algo que nos deixa muito satisfeitos.”

Parcerias

 

Além das já citadas, o comandante da Polícia Militar salientou ainda as parcerias com a Gerência de Trânsito de Pomerode “que contribuem muito através das barreiras de trânsito e no repasse de informações”, e também com a Polícia Rodoviária. “Recentemente tivemos um caso solucionado graças ao compartilhamento de informações”, elucidou.

Troca de informações

Delegado Godoi completou que no quesito compartilhamento de informações, as forças de segurança de Pomerode têm conseguido contribuir com as polícias de cidades vizinhas através do fornecimento de materiais e informações que culminam na elucidação de crimes nesses municípios. “Houve casos em que detectamos a passagem desses criminosos e seus veículos aqui por nossa cidade e, mais tarde, eles foram detidos em municípios vizinhos.”

Tráfico de drogas

Um dos pontos chave em que as polícias Civil e Militar têm trabalhado em conjunto é no combate ao tráfico de drogas. Houve importantes prisões com relações aos responsáveis pelo fornecimento de drogas e, com isso, a redução no registro de delitos relacionados ao consumo de entorpecentes, como pequenos furtos. “Tivemos uma queda também no número de termos circunstanciados por posse e porte de drogas”, pontua tenente Peixoto.

Recesso marcado pela tranquilidade

No que diz respeito aos crimes contra o patrimônio característicos dos períodos de recesso de fim de ano (entre Natal, Ano Novo e primeiros dez dias do ano), houve uma conquista significativa. Já que na passagem de 2022 para 2023, Pomerode não registrou ocorrências graves dessa natureza. “Quando os criminosos entravam nesses locais e levavam uma grande quantidade de itens, como eletrônicos e objetos de valor”, explica o delegado Godoi.

O delegado destaca ainda que esse resultado é mérito de muitos fatores, como a atuação constante da Polícia Militar, dos já citados equipamentos que compõem o cercamento digital, e também do trabalho de investigação que levou à prisão dos suspeitos de cometer delitos dessa natureza na cidade.

A Polícia Civil considera que esse tenha sido o fim de ano mais tranquilo na cidade em comparação aos últimos quatro anos.

Números

Em levantamento apresentado pelo comandante da Polícia Militar, na comparação entre os anos de 2021 e 2022:

Furtos: 54 (2021) – 67 (2022)

Roubos: 15 (2021) – 6 (2022)

Acidente com vítimas: 103 (2021) – 83 (2022)

Acidente sem vítimas: 164 (2021) – 146 (2022)

Posse de drogas para consumo: 76 (2021) – 49 (2022)

Tráfico de drogas: 6 (2021) – 2 (2022)

Cumprimento de mandados de prisão ativos: 7 (2021) – 31 (2022)

Aumento, 13 furtos a mais, comparado com o ano de 2021.

Roubos Redução, 09 roubos a menos, comparado com o ano de 2021.

Acidente C/ Vitima Redução, 20 Acidente C/ Vitimas a menos, comparado com o ano de 2021.

Acidente S/ Vitima Redução, 18 Acidente S/ Vitimas a menos, comparado com o ano de 2021.

Posse de drogas p/ consumo Redução, 27 TC a menos, comparado com o ano de 2021.

Tráficos de drogas Redução, 4 tráficos de drogas a menos, comparado com o ano de 2021.

Cumprimento de MP Ativos Aumento, 24 MP cumprido a mais, comparado com o ano de 2021.

Crédito matéria: Portal Testo Notícias 










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.