Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil

A imigração alemã ao Brasil iniciou em 25 de julho de 1824, quando 39 colonos chegaram ao Porto de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

20240725120539.jpeg Foto: Divulgação - Comemoração Tradicional Alemã

Nesta quinta-feira, 25 de julho, o Brasil celebra os 200 anos da imigração alemã, uma data que reforça os laços culturais entre os dois países. Esta data histórica marca a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, um evento que moldou a identidade cultural de muitas regiões do país. Entre essas regiões, destaca-se Pomerode, em Santa Catarina, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.

Uma História de Influência e Crescimento

A imigração alemã ao Brasil iniciou em 25 de julho de 1824, quando 39 colonos chegaram ao Porto de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, após um exaustivo trajeto de navio desde a Europa. A partir de então, mais de 250 mil alemães se estabeleceram em diversas partes do Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste, trazendo consigo suas tradições, cultura e habilidades.

Pomerode: Um Exemplo Vivo da Cultura Alemã

Fundada em 1863 por imigrantes da Pomerânia, uma região histórica no norte da Alemanha, Pomerode é um exemplo marcante do legado alemão no Brasil. Com uma população de cerca de 35 mil habitantes, a cidade preserva até hoje muitos aspectos da cultura alemã, desde a arquitetura enxaimel até as festas tradicionais como a Osterfest e a Festa Pomerana, e também pela força de seu espírito empreendedor, especialmente nas indústrias têxtil, metalúrgica e de alimentos.

A celebração desta data é um símbolo da preservação da herança cultural alemã. As festividades realizadas até hoje são um convite para que todos conheçam e apreciem a rica história dos imigrantes alemães no Brasil, contribuindo para um futuro de respeito e valorização das diversas culturas que formam a identidade brasileira.

(Foto: Reprodução-Acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo)

Por João Petrazzini - Rádio Pomerode.










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.