Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, recebeu mais de 1.500 ligações por dia em 2023. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o sistema registrou um total de 568,6 mil chamadas, o que equivale a 1.558 ligações diárias.
Da Região Sudeste partiu o maior número de chamadas: 288 mil, no total. O Nordeste aparece na sequência, com quase 137 mil ligações. A Região Sul registrou 57 mil chamadas e as regiões Norte e Centro-Oeste pouco mais de 40 mil cada.
Além das chamadas telefônicas, desde abril do ano passado a Central também atende por WhatsApp. Desde que o canal de atendimento por mensagens foi criado, até dezembro, foram recebidas 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.
Entre os principais tipos de denúncias de violência contra a mulher ou violação de seus direitos estão casos que envolvem ameaças à integridade física e psíquica, negligência e também violência patrimonial. Casos que denunciam o impedimento de as mulheres usufruírem de sua liberdade, seja individual, sexual ou de crença, entre outras, também são bastante registrados.
Além de registrar denúncias, o Ligue 180 também pode ser acionado para pedido de informações e orientações sobre, por exemplo, como denunciar um agressor à polícia.
A Central de Atendimento à Mulher é um serviço público e gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Basta ligar 180 de qualquer telefone ou acionar pelo WhatsApp o número DDD 61 9610-0180.
Por - Rádio2