Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Central que recebe denúncias de violência contra a mulher recebeu 1.558 ligações por dia em 2023

Entre os principais tipos de denúncias de violência contra a mulher estão ameaças à integridade física e psíquica, negligência e também violência patrimonial

20240228152312.PNG Foto: Paulo H. Carvalho - Agência Brasil

Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, recebeu mais de 1.500 ligações por dia em 2023. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o sistema registrou um total de 568,6 mil chamadas, o que equivale a 1.558 ligações diárias.

Da Região Sudeste partiu o maior número de chamadas: 288 mil, no total. O Nordeste aparece na sequência, com quase 137 mil ligações. A Região Sul registrou 57 mil chamadas e as regiões Norte e Centro-Oeste pouco mais de 40 mil cada.

Além das chamadas telefônicas, desde abril do ano passado a Central também atende por WhatsApp. Desde que o canal de atendimento por mensagens foi criado, até dezembro, foram recebidas 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.

Entre os principais tipos de denúncias de violência contra a mulher ou violação de seus direitos estão casos que envolvem ameaças à integridade física e psíquica, negligência e também violência patrimonial. Casos que denunciam o impedimento de as mulheres usufruírem de sua liberdade, seja individual, sexual ou de crença, entre outras, também são bastante registrados.

Além de registrar denúncias, o Ligue 180 também pode ser acionado para pedido de informações e orientações sobre, por exemplo, como denunciar um agressor à polícia.

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço público e gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Basta ligar 180 de qualquer telefone ou acionar pelo WhatsApp o número DDD 61 9610-0180.

Por - Rádio2










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.