Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Blumenau declara situação de emergência em saúde pública

A declaração de situação de emergência em saúde pública é devido ao aumento de 775% de casos de doenças respiratórias em comparação ao ano passado.

20240518084334.jpg Foto: Divulgação

A Prefeitura de Blumenau declarou situação de emergência em saúde pública após um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto foi publicado nesta sexta-feira, 17 de maio.

O Decreto Municipal 15.338, de 15 de maio de 2024, aponta um aumento histórico de 775% nos casos de SRAG em comparação com a média de 2013 a 2019. A decisão também foi influenciada pela determinação estadual 574, que indicou um aumento expressivo nas internações em UTIs – neonatal, pediátrica e adulta – para o tratamento das síndromes respiratórias agudas graves.

A necessidade de preparar os serviços de saúde para a crescente demanda e a Nota Técnica 45 de 2024 do Ministério da Saúde, que alerta sobre a situação epidemiológica da Síndrome Gripal (SG) e SRAG em pacientes hospitalizados no Brasil, também foram consideradas para a decretação da situação de emergência.

O prefeito Mário Hildebrandt ressaltou a importância de estar alerta durante as mudanças climáticas. "Saímos de um período quente e estamos entrando no inverno. O número de atendimentos por doenças respiratórias já é alto e deve aumentar. O decreto é um sinal de alerta e cuidado para todos", afirmou.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, enfatizou medidas preventivas para a transmissão dos vírus respiratórios, como lavar as mãos frequentemente, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar contato com pessoas doentes, usar máscara e manter os ambientes ventilados.

Recomendações

Recomenda-se o uso contínuo de máscaras de proteção facial em todos os pontos de assistência ao paciente nos serviços de saúde. O uso de máscaras será obrigatório para pacientes com sintomas gripais durante sua permanência nos serviços.

Vacinação

A vacinação é destacada como a principal medida de prevenção. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo contra formas graves das doenças, hospitalizações e óbitos, além de reduzir a circulação viral.

As vacinas contra a gripe e a Covid-19 estão disponíveis nas unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. A vacina contra Influenza é liberada para pessoas a partir de 6 meses e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Para a Covid-19, a vacina está disponível sem agendamento para grupos prioritários. A vacina bivalente é aplicada em pessoas com mais de 18 anos. Para indivíduos com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que receberam a última dose há mais de 6 meses, é recomendada a aplicação da segunda dose da vacina bivalente.

Para receber as vacinas, basta procurar uma unidade de saúde do município com sala de vacina ativa.

Por João Petrazzini - Rádio Pomerode.










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.